MENU

BUSCA

Reality gastronômico entra na reta final ao sabor de chocolate

Episódio com a primeira batalha da semifinal terá as duplas Kenny e Vanilda contra Quintella e Joana, e estreia na segunda-feira (13)

Vito Gemaque

O desafio das duplas semifinalistas do primeiro reality show de gastronomia "Égua do Chef!" será difícil. Dependendo da batalha, as quatro duplas semifinalistas terão que preparar pratos com chocolate ou com as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC’s). Os duelos começam a ser exibidos nesta segunda-feira, dia 13, na plataforma LibPlay, com o episódio de Kenny Ferreira e Vanilda Fonseca contra Rogério Quintella e Joana Gusmão. As primeiras duplas farão pratos com chocolate na composição. Para isso foram até a Ilha do Combu conhecer a produção de cacau e chocolate. 

A dupla Kenny e Vanilda adiantaram que tentaram montar uma receita salgada com chocolate. “O desafio foi fazer algo fora da caixinha, de usar algo regional, o chocolate do Combu e um peixe regional para fazer uma receita”, declarou o participante Kenny. Já Vanilda, que tem na culinária um dos maiores amores, se diz preparada para a próxima fase. “É complicado trabalhar com chocolate, tem que saber mexer com ele. Posso dizer que a nossa receita é agridoce, é um pouco salgada e doce, ficou meio difícil para a gente, mas vamos apresentá-la. Espero que agrade os jurados”, disse.

Os parceiros Quintella e Joana pretendem unir as técnicas estrangeiras à realidade local. “Será uma união de cozinha de terrua com cozinha de fusão, que são coisas criadas lá fora, mas adaptadas para nossa realidade. O segredo é o capricho. Fazer uma coisa bem feita, errar o mínimo possível e esperar o resultado, de preferência positivo”, espera Quintella. A bacharel em Direito Joana sempre gostou de cozinhar para a família e amigos, e está íntima com o chocolate do Combu. “O chocolate do Combu é maravilhoso. Só de você sentir o aroma dele já faz a gente imaginar várias receitas. A gente teve uma dificuldade até pelo fato da grande diferencialidade deste chocolate, que você pode criar várias coisas, vários pratos. Entramos em um consenso e decidimos fazer uma sobremesa e um bora ver como vai ficar”, adianta.

Na primeira batalha os jurados serão as professoras do curso de gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama) Sabrina Barbosa e Gisele Arouch, que contarão com a participação da chef da Casa Eti e da doceria Eti Mareketi, Eliete Santos. Para a professora de cozinha francesa e habilidades básicas da Unama, Gisele Arouch, o reality conseguiu unir o empirismo do mercado às técnicas e teorias da universidade ao formar duplas heterogêneas. Os participantes precisam unir os diferentes tipos de conhecimentos para conseguir chegar a um prato inigualável.

“Eu espero que essas duplas tenham estudo aquilo que vão executar aqui, porque no assunto PANCs, que são as plantas alimentícias não-convencionais, você precisa pesquisar, não pode simplesmente fazer. Você não pode simplesmente fazer, porque você coloca em risco o comensal. Com relação ao chocolate ainda que muitos manipulem o chocolate de forma empírica também é necessário que haja uma pesquisa prévia”, declarou.

A jurada, Eliete Santos, espera nada mais que o capricho nos pratos. “Eles tem que tomar muito cuidado quando forem trabalhar com chocolate porque é muito complicado, principalmente quando vai montar o palco. Precisa de um pouco mais de atenção, derreter o chocolate. Há várias receitas para trabalhar o chocolate, é só trabalhar com carinho e com cuidado”, declarou.

PANCs

A segunda batalha será exibida na outra segunda-feira, dia 20, entre as duplas Maria Andrelina e Patrick Gonçalves contra Raul Moreira e Astrum Zion. Os participantes terão que fazer receitas inovadoras com as PANCs.

ÉGUA DO CHEF!

Formato: reality show gastronômico

Total de participantes: 16, sendo oito duplas (estudante de Gastronomia da Unama + cozinheiro amador)

Total de episódios: 8

Regulamento e informações: oliberal.com/eguadochef

Exibição dos episódios na íntegra: LibPlay, plataforma de conteúdo multimídia de OLiberal.com

Realização: Grupo Liberal e Unama

Patrocínio: Arroz Zilmar, Draft Super Zero, Líder e Sebrae

Apoio: Só Uniformes e Camicado

Notícias