MENU

BUSCA

Veja qual é a cidade paraense com o maior número de quilombolas

Abaetetuba tem a quinta maior população quilombola do país

Fabrício Queiroz

O município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, possui o maior quantitativo de população quilombola do Pará, de acordo com o levantamento do Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 14.526 pessoas ao todo, o que coloca a cidade no topo do ranking do estado. No cenário nacional, Abaetetuba também se destacou e figura como o 5º município com maior população quilombola do país.

LEIA MAIS:

Pará tem 67 municípios com populações quilombolas, mostra IBGE
Comunidades tradicionais tem maior presença em regiões de ocupação mais antiga

Lideranças femininas falam do papel da mulher em comunidades indígenas e quilombolas
Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, líderes femininas que lutam contra a invisibilidade celebram as conquistas e os desafios na busca pela garantia de direitos e reconhecimento

Além disso, a cidade tem o território tradicionalmente ocupado com maior número de quilombolas. A pesquisa mostra também que nas comunidades de Alto Itacuruçá, Baixo Itacuruçá e Bom Remédio há 5.638 pessoas, o que torna este território o segundo maior em população absoluta do país.

Na lista dos dez municípios brasileiros com maiores quantidades de pessoas quilombolas, aparece ainda Baião em 7º lugar, com 12.857 quilombolas entre seus habitantes.

Economia