CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Startup paraense oferece bolsas para alunos da rede pública cursarem jornada de programação

Governo do Estado investe em iniciativas que aproximam estudantes da tecnologia

O Liberal
fonte

A Coders4Future, startup localizada em Belém e associada ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT), está oferecendo 70 bolsas para alunos da rede pública de ensino. O objetivo é formar programadores aptos para o mercado de trabalho por meio da Jornada Coders.

Os interessados devem se inscrever no site coders4future.com até o dia 14 de abril e enviar a comprovação de vínculo com a instituição pública. A prova será realizada no dia 16 deste mês e os classificados serão chamados para entrevistas.

VEJA MAIS

image Inteligência Artificial gera benefícios mas oferece riscos, dizem especialistas em Belém
Tecnologia auxilia na tomada de decisões nas empresas mas o excesso da automação impõe preocupações de ordens sociais e econômicas

image Paraenses representam Norte do país na 9ª edição da Brazil Conference nos Estados Unidos
A 9ª edição do encontro ocorrerá nos dias 31 de março, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e 1 de abril, na Universidade Harvard

image Crescente demanda por profissionais tecnológicos impulsiona robótica no Pará
Metodologia que valoriza ciência, tecnologia, engenharia, matemática e arte nas escolas desenvolve nos estudantes habilidades e competências desejadas pelo mercado de trabalho

A Coders4Future é uma startup que busca formar novos desenvolvedores para suprir a alta demanda do mercado por esses profissionais, auxiliando o processo de ensino e aprendizado da tecnologia com metodologia dinâmica. A iniciativa faz parte do governo do Estado para promover o uso de tecnologias na educação, seja por meio do PCT, que conecta empresas e startups à sociedade civil, do programa Web Escola, lançado pelo Estado em novembro de 2022, ou por outras iniciativas nos ensinos fundamental e médio.

"O PCT é um bom exemplo de ambiente promotor de informação porque acaba congregando para interação, qualificação e melhoria da qualidade da educação tecnológica. O PCT tem uma Escola Técnica residente, que é a Celso Malcher, próxima ao Parque, e tem a convergência de várias iniciativas que se somam. Há iniciativas da própria Sectet que aprimoram a educação, como o Espaço Make e a Caravana da Ciência, que estimulam desenvolvimento dos jovens quando eles passam a pensar em soluções para atender as problemáticas sociais", explica Milksom Campelo, coordenador de Prospecção, Transferência e Tecnologia de Negócios da Fundação Guamá, responsável pela gestão do PCT.

Clube de Robótica existe desde 2019

Dentro do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi criado o Clube de Robótica em 2019, que incentiva o contato dos estudantes com a temática tecnológica na prática. Os alunos aprendem na prática conceitos que veem em sala de aula, conceitos de engenharia, física, química, além de programação. Anualmente, participam do First Lego League, maior competição de robótica do mundo, que tem etapa em Belém, e já obtiveram muitos resultados positivos.

O estímulo aos estudantes já resultou em participações em eventos nacionais e mundiais sobre robótica. Os estudantes representam suas escolas em programações científicas e torneios, aprendendo na prática conceitos de engenharia, física, química e programação. O clube de robótica é uma oportunidade para os alunos se interessarem por áreas de tecnologia e, assim, descobrirem o que desejam estudar no futuro. A iniciativa é vista como um incentivo para outros alunos e uma chance de aproveitar as oportunidades de aprendizado fora da sala de aula.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA