Sindicato da Construção Civil lança campanha para proteger trabalhadores

Em prevenção ao novo coronavírus, entidade realiza uma série de ações junto às empresas

Redação Integrada
fonte

Em meio à retomada econômica na Região Metropolitana de Belém, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), lança, nesta sexta-feira (5), a campanha "Com Cuidado Se Constrói" em 50 canteiros de obras da Grande Belém, com o objetivo de reforçar as orientações de saúde e segurança para os trabalhadores da construção civil na prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

Conforme destacou o presidente do sindicato, Alex Carvalho, com a parceria, pretende-se conseguir resultados amplos e mais eficazes, criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas para atuar nesse cenário e para que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas atividades. "O objetivo é sistematizar, padronizar e fortalecer ações que já vinham sendo realizadas pela entidade nos canteiros de obra e junto aos demais trabalhadores da construção civil, com divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados ao coronavírus e distribuição de máscaras e álcool gel", disse.

O trabalho, focado em ações de prevenção para gestores e operários, contará com uma equipe de técnicos e especialistas nas áreas de segurança, medicina do trabalho e enfermagem. Entre as abordagens, serão realizadas palestras e ações como triagem orientativa sobre sintomas da doença, higienização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), de maquinários e ambiente de trabalho, uso de máscaras, higiene pessoal no ambiente de trabalho e familiar, regime de trabalho frente ao distanciamento social ou isolamento, prevenção aos riscos invisíveis, mecanismos de proteção, minimização de riscos. O sindicato ainda vai monitorar as medidas junto a cada empresa.

Em março, no início da pandemia no Pará, o Sinduscon já havia lançado uma campanha de prevenção à covid-19, chamada “Juntos, vamos superar esse desafio!", com o apoio dos empresários do setor da construção. Na iniciativa, engenheiros e técnicos da saúde e segurança do trabalho levaram, diariamente, orientações de prevenção para os trabalhadores nos canteiros de obra, mostrando que os cuidados devem ser tanto no âmbito do trabalho quanto no familiar. 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado Santos, afirmou que, com essas ações, o sindicato "demonstra responsabilidade com a indústria da construção civil e com os trabalhadores do setor. O segmento é importante para a sociedade em geral ao dinamizar a economia, e busca uma forma de retomar as atividades com saúde e segurança para os trabalhadores. E o Sesi, uma entidade da Fiepa, também realiza com essa ação sua missão de promover o bem-estar do trabalhador da indústria e o fortalecimento do setor industrial paraense”, considerou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA