MENU

BUSCA

Seminário busca incentivar agrobiodiversidade

O evento será nos dias 12 e 13

Redação Integrada

Começa nesta quarta-feira (12) o III Simpósio de Agrobiodiversidade da Amazônia (Simpoagro), evento que tem o objetivo de debater o desenvolvimento de tecnologia e inovação na pesquisa científica e no empreendedorismo. Será até o dia 13, a partir de 9h, no Museu Paraense Emílio Goeldi, em parceira entre a Universidade Rural da Amazônia (Ufra) e o setor privado. A iniciativa, que partiu do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PgAgro) da universidade, busca incentivar o conhecimento científico para aplicabilidade no setor de agronegócio na Amazônia.

Na edição deste ano, será abordado o panorama das mudanças climáticas, cadeias produtivas de cacau, açaí, palma de óleo e coco, tudo associado às ferramentas da agricultura 4.0. Segundo a organização do evento, a intenção é que a cada edição sejam adicionados mais tópicos a serem discutidos durante o evento.

Na programação de abertura deste ano, uma palestra debaterá sobre “Pesquisa e Inovação: Como transformar ciência em negócio através do empreendedorismo”, com o professor doutor Herve Louis Ghislain Rogez, coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e diretor geral do Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA).

Nesta edição, será realizada pela primeira vez na Amazônia a competição “Three Minute Thesis”, em que doutorandos terão três minutos e apenas um slide para apresentar a importância de sua pesquisa para a sociedade, utilizando linguagem não técnica. Esta é uma ideia criada e patenteada pela Universidade de Queensland (Austrália), que autorizou o PgAgro a organizar a competição na universidade, colocando a Ufra entre as 600 instituições que promovem o “Three Minute Thesis” em todo o mundo.

Economia