Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas até segunda-feira (30)
Atividade é uma alusão aos 29 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor
O consumidor paraense que deseja renegociar pendências com os bancos pode participar do “Mutirão de Renegociação de Dívidas Bancárias”, ação realizada desde a segunda-feira, 23, pela diretoria de Defesa dos Direitos do Consumidor no Pará (Procon/ PA), unidade da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Os atendimentos irão até a próxima segunda-feira, 30, sempre entre 8h e 12h, na sede do Procon, localizada na travessa Lomas Valentinas, no bairro da Pedreira, em Belém.
A atividade é uma alusão aos 29 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor e tem o objetivo de orientar a população a sanar os débitos, disponibilizando, inclusive, acesso à internet. As ações da seção na capital paraense fazem parte da campanha nacional de mesmo nome, "Mutirão de Renegociação de Dívidas Bancárias", da Associação Brasileira de Procons (ProconBrasil) e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O intuito, em todo o país, é o mesmo: ajudar a população a ficar com o “nome limpo” com facilidade, principalmente os consumidores que têm mais dificuldade de acessar e utilizar serviços públicos em meios digitais.
Além dos atendimentos presenciais, a população pode entrar no site e solicitar uma renegociação sem intermediários. Na página, o usuário encontrará espaços para informar a situação da dívida e sugerir a quantidade de parcelas e de valores que gostaria de pagar para ficar em dia com o banco. A instituição financeira responderá em até dez dias, por email, se aceita a proposta ou se tem preferência por outra forma de pagamento.
A gerente de atendimento do Procon, Simone Virgolino, afirma que as renegociações estão mais rápidas que o esperado. "Muitas vezes as situações são resolvidas em menos de dez dias. Ficamos felizes em poder ajudar. Quando a pessoa não tem email para receber a resposta, nós mesmos criamos aqui. Fazemos de tudo para que a pessoa não tenha que voltar pra casa", relata.
O Procon informa que o balanço final do número de pessoas atendidas será feito após o fim dos atendimentos, na próxima segunda-feira, 30.