Perfumes árabes conquistam paraenses e vendas se intensificam às vésperas do Natal
Demanda natalina pode aumentar até quatro vezes as vendas em alguns nichos
A aproximação do Natal ajudou a intensificar as vendas de perfumes entre os paraenses, sobretudo de perfumes árabes, que conquistaram o gosto dos consumidores este ano. A proprietária de uma perfumaria na capital Luene Bernaredes explica que a busca pelos produtos se mantém alta nesta época, com o dobro da demanda, superando outras datas comemorativas. Segundo ela, isso acontece devido à tradição da troca de presentes nas festividades natalinas, quando os consumidores apostam no produto como uma das boas opções para presentear amigos e familiares.
A empreendedora lembra que as vendas aumentaram desde as mega promoções da Black Friday, no mês de novembro. Alguns dos seus clientes já aproveitaram esse período para antecipar até mesmo os presentes natalinos. Mas, foi neste mês de dezembro que as vendas demonstraram um aumento mais expressivo.
“A época de Natal é quando mais procuram perfumes, principalmente os árabes, que estão em alta. O perfume deixa sua marca, evoca memórias olfativas, então as pessoas costumam presentear muito com perfumes”, explica Bernardes.
Para dar conta dessa demanda, a empreendedora conta que inicia a sua preparação desde o mês de outubro, quando faz as compras, movimento que se encerra apenas nas primeiras semanas de novembro. Isso garante produtos em estoque para as vendas do período, o que reflete no seu lucro, já que, segundo ela, esse mês supera “até mesmo o Dia das Mães” na comparação de desempenho.
“As compras são programadas em outubro e finalizadas geralmente em 15 de novembro, devido à logística para nossa cidade. Atrasos podem ocorrer, então finalizamos em 15 de novembro para garantir a disponibilidade dos produtos para o Natal”, afirma a empreendedora.
Em percentuais, ela dimensiona que as vendas do Natal superam em quase o dobro as vendas do feriado que homenageia as mães. Essa movimentação não fica restrita apenas ao Natal, mas segue até o ano novo, com foco em superstições relacionadas aos perfumes. “Algumas pessoas procuram, inclusive, por questões de atração de prosperidade, com base em algumas superstições e certas notas de perfumes podem ser utilizadas para isso”, explica Luene.
Tendência
A empreendedora explica que os perfumes árabes despontam como um dos principais destaques nas vendas de Natal deste ano. Além do preço mais acessível, os produtos chamam a atenção pela apresentação sofisticada e pela fixação, considerada comparável à de marcas internacionais renomadas.
No segmento feminino, ainda há marcas e modelos famosos entre os queridinhos, como o La Vie Est Belle, da Lancôme, que figura entre os mais procurados pelos consumidores. Já entre os masculinos, fragrâncias clássicas como Cool Water e Polo Green seguem em alta no período de fim de ano, mantendo-se entre as opções tradicionais e populares para presente.
VEJA MAIS
Quatro vezes mais
Ainda no segmento de perfumes, o paraense Junio de Oliveira, que atua como avaliador olfativo, explica que, no seu nicho, o Natal também ajuda a aumentar as vendas, chegando a quase quatro vezes mais, em relação ao restante do ano. Ele prepara ambientes inteiros com perfumes sob demanda e explica que nessa crescente do fim de ano os paraenses mudam de comportamento. Enquanto durante o ano a procura é principalmente por ambientes empresariais, nesta época, os paraenses se preocupam muito mais com as suas casas.
“Aqui é muito normal as pessoas contratarem arquitetos e designers de interiores para terem as casas bonitas. E, junto a isso, chega a aromatização, porque quem quer a casa bonita e arrumada também quer a casa cheirosa. Isso é uma coisa muito particular. Tem no Brasil inteiro, mas em Belém isso é muito forte”, explica Junio.
Nesse cenário, a aromatização da casa fica por conta do gosto de cada cliente, que é algo variável e particular, como descreve o profissional. Os seus clientes se dividem entre os que buscam pelo mais óbvio e os que preferem essências únicas. As 180 opções que ele disponibiliza ajudam a atender todos os gostos, mas algumas se destacam, como alecrim e chá branco, por exemplo.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA