CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará lidera a geração de empregos na Região Norte em fevereiro, com quase 5.500 novos postos criados

O resultado representa um crescimento de 48% em relação a fevereiro de 2022

O Liberal
fonte

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, mostrou, a partir de dados divulgados nesta quarta-feira, 29, que o Pará gerou, no último mês de fevereiro, 5.460 postos de trabalho com carteira assinada. O indicador mede a diferença entre as contratações (34.824) e as demissões (29.364) registradas no período.

Em relação a fevereiro de 2022, houve incremento na geração de empregos. Naquele mês, tinham sido criados 3.667 postos de trabalho, contra os 5.460 de fevereiro deste ano, o que representa um crescimento de 48%. O resultado também é melhor do que o registrado em janeiro de 2023, quando o Pará amargou um saldo negativo de postos de trabalho: - 1.632

Segundo as análises do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), com base nos dados do Caged, em fevereiro deste ano, a maioria dos setores econômicos de atividades no Estado do Pará apresentaram crescimento de empregos formais, com destaque para o segmento de serviços, com um saldo positivo de 3.445 postos de trabalhos; seguido do comércio, com saldo positivo de 1.184 postos de trabalhos, e da indústria, com saldo positivo de 1.024 postos de trabalhos. Os destaques negativos vão para o segmento da construção, com saldo negativo de 106 postos de trabalho, e da agropecuária, com saldo negativo de 87 postos de trabalho. 

Serviços - Para o economista Sérgio Melo, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá, o protagonismo do setor de serviços na geração de postos de trabalho, no Estado, é um reflexo da retomada que o segmento está vivendo, depois de ter sido muito prejudicado pela pandemia de Covid-19. “O setor de serviços é um dos mais importantes e dinâmicos da economia brasileira, representando cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) do País. Os resultados da geração de empregos de fevereiro de 2023 sinalizam que o setor de serviços continua sua recuperação, após ter sofrido bastante com os efeitos da pandemia de Covid-19, quando diversos negócios deixaram de existir, principalmente aqueles relacionados à aglomeração de pessoas, como bares, restaurantes e transporte de passageiros”, pontuou. 

Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares do Estado do Pará, que representa uma importante fatia desse setor, o mês de fevereiro, no entanto, ainda não foi tão bom assim para a categoria, tanto por conta das chuvas quanto por conta do período de Carnaval, quando muita gente viaja para cidades do interior e outros Estados. “Esperamos que neste mês de março, com os feriados da Semana Santa e Tiradentes, possamos, sim, registrar um movimento bem melhor, apesar das chuvas, que prejudicam sim muito o nosso setor”, reforçou o assessor jurídico da entidade, Fernando Soares. 

Liderança regional - Ainda de acordo com o Dieese/PA, o Pará continuou liderando, em fevereiro, a geração de empregos formais na região Norte, com o saldo positivo de 5.460 postos de trabalhos. Em seguida, aparecem Rondônia (2.379 postos de trabalhos gerados); Tocantins (1.885 postos de trabalhos) Amazonas (1.563 postos de trabalhos); Acre (810 postos de trabalhos); Roraima (220 postos de trabalhos) e Amapá (139 postos de trabalhos). 

“Estamos falando de um Pará que está na contramão do que aconteceu nacionalmente porque, para se ter ideia, o Brasil até gerou postos de trabalhos em fevereiro, mas gerou menos do que no mesmo período do ano passado. Aqui, o Pará, além de gerar empregos em fevereiro, gerou 48% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Serviço, comércio e indústria foram os três setores responsáveis que ajudaram a puxar esse saldo positivo de emprego”, assegurou o supervisor técnico do Dieese/PA, Éverson Costa. 

No acumulado dos dois primeiros meses deste ano, o resultado também é de crescimento na geração de empregos formais, no Pará. Somando os dois meses, foram realizadas 68.901 admissões em todo o Estado, contra 65.073 desligamentos, gerando um saldo positivo de 3.828 postos de trabalhos formais. No mesmo período do ano passado, o Pará apresentou crescimento na geração de empregos formais de 3.320 postos de trabalho, no balanço entre 67.712 admissões contra 64.392 desligamentos. 

Confira o número de postos de trabalhos gerados por Estado da região Norte em fevereiro de 2023:

Pará - 5.460

Rondônia - 2.379

Tocantins - 1.885

Amazonas - 1.563

Acre - 810

Roraima - 220

Amapá - 139

Fonte: Dieese/PA

VEJA MAIS: 

image Pará gerou mais de 29 mil empregos nos últimos 12 meses, aponta pesquisa
Dados do Caged mostram que quase todos os setores econômicos cresceram no período

image Pará gerou mais de 32 mil empregos em 2022
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados apontam que estado foi o segundo colocado em geração de empregos do Norte

image Pará é líder em geração de emprego na Região Norte em 2022
Estado gerou cerca de 48 mil postos de trabalho de janeiro a novembro, aponta levantamento do Dieese

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA