Ministro anuncia FGTS Digital com empréstimo consignado sem autorização do empregador
Modalidade administrará a relação entre bancos, trabalhadores e empregadores; empresa saberá quanto descontar
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta terça-feira (27), que o FGTS Digital, nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), será implementado na próxima sexta-feira (1º), incluindo uma rubrica para que os trabalhadores possam fazer empréstimos consignados diretamente com os bancos, sem a necessidade de autorização do empregador, utilizando sua folha de pagamento como garantia.
De acordo com Marinho, o consignado poderia já estar disponível se as empresas tivessem estabelecido convênios com os bancos. Como isso não ocorreu, a ferramenta do E-Social e do FGTS Digital foi utilizada para criar essa nova rubrica, permitindo que os trabalhadores solicitem empréstimos sem precisar consultar o empregador.
VEJA MAIS
Ele explicou que o FGTS Digital administrará a relação entre bancos, trabalhadores e empregadores, de forma que quando a empresa receber, saberá exatamente quanto descontar do fundo de garantia e repassar à instituição financeira para o empréstimo consignado do trabalhador.