MENU

BUSCA

Lula cita possibilidade de isenção fiscal para setor automobilístico

Governo discutirá financiamento e produção de automóveis com indústria e lideranças sindicais

O Liberal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta quinta-feira (6) que irá se reunir com a indústria automobilística e lideranças sindicais para discutir o financiamento e produção de automóveis no Brasil. O objetivo da discussão não é reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas sim ter uma conversa mais profunda sobre o assunto.

O presidente afirmou que já conversou com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para que ele convide a indústria automobilística e os sindicatos para a reunião. "Eu já disse ao Geraldo Alckmin, que convidasse a indústria automobilística e sindicatos para ter uma conversa", afirmou Lula. "Precisamos ter uma discussão mais profunda do que queremos da indústria automobilística brasileira porque também precisamos assumir a responsabilidade de facilitar o financiamento de carro", disse.

De acordo com Lula, não adianta aumentar a produção automobilística no Brasil se não houver um mercado interno capaz de absorver essa produção. O presidente destacou que não está fácil para o brasileiro comprar um carro hoje e que não faz sentido produzir carros para um povo que não pode comprá-los.

A questão da indústria automobilística brasileira também será abordada na viagem que o presidente fará à China na próxima semana. Segundo Lula, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está no país asiático e sinaliza um acordo com a China para a produção de carros elétricos no Estado, na fábrica da Ford. O presidente demonstrou interesse em ter carros elétricos no Brasil.

Discussão pode envolver isenção fiscal

Lula afirmou que planeja se reunir com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e sindicalistas para discutir uma programação que pode envolver alguma política de isenção fiscal. O objetivo é ter uma discussão mais profunda do que queremos da indústria automobilística brasileira e como facilitar o financiamento de carros no país.

VEJA MAIS

Venda de veículos cresce 41,5% no Pará em março, mostra pesquisa
Setor que se destacou foi o de comerciais leves, que teve alta de 74,6% no mês passado, na comparação com fevereiro

Venda de veículos novos cresce 21% no primeiro trimestre de 2023
Na comparação mensal, houve um crescimento de 33,4% em março de 2023, segundo balanço da Fenabrave

Motos não terão cobrança de pedágio na PA-150, leiloada pelo Estado na última semana, diz secretário
O valor mínimo será de R$ 10,10, porém, com foco em veículos maiores, como carretas e caminhões.

A reunião com a indústria automobilística é vista como uma medida importante para o setor, que sofre com a escassez de chips e a alta dos preços dos insumos. A expectativa é que a conversa com Lula traga soluções para os problemas enfrentados pela indústria e ajude a viabilizar a produção de carros no país.

Economia