MENU

BUSCA

Lojas do comércio de Belém devem abrir neste feriado

Acordo permitiu a convocação de funcionários do setor para trabalhar nesta sexta

Keila Ferreira

As lojas do comércio varejista de Belém devem abrir nesta sexta-feira (2), em conformidade com o horário permitido pelo Decreto Estadual nº 800/2020. Os estabelecimentos que funcionam no shopping podem atender das 11h às 20h, enquanto as lojas em via pública estão autorizadas a abrir de 9h às 17h.

De acordo com o que foi estabelecido em aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2021 da categoria, os lojistas poderão convocar seus funcionários neste feriado, para uma jornada de seis horas, com possibilidade de uma hora extra. Esta jornada será paga e não compensada.

“Sexta-feira Santa não é um dia que está acordado para a abertura, mas como nós acabamos de sair de um lockdown, passamos 14 dias fechados, ouve um entendimento entre trabalhadores e lojistas para que a gente pudesse abrir, com as condições dos outros feriados, ou seja, o funcionário tem um ganho em dobro, para que a gente possa minimizar as perdas do lockdown”, explicou o presidente do Sindicato do Comércio Lojista de Belém (Sindilojas), Joy Colares.

Ele observa, porém, que a abertura é opcional. O acordo entre trabalhadores e patronal garante apenas aos empresários o dinheiro de convocar mão de obra, se quiserem. “Quando você tem um feriado que está acordado, posso convocar o meu funcionário e se ele não vier, posso dar falta. Do contrário, não. Então, (nesta sexta) está permitida a utilização da mão de obra. Temos expectativa que o comércio em geral aproveite a oportunidade”.

No Centro Comercial, a expectativa é de maior movimento pela manhã, enquanto nos shoppings as vendas devem ser maior durante a tarde – considerando também que esses estabelecimentos abrem 11h.  

“Em relação ao movimento, não se espera nada de excepcional, embora a Páscoa seja uma data que ao longo dos anos vem se tornando também um período de presentes, além dos ovos de chocolate. É uma data que vem sendo trabalhada aos poucos, porque não é costume do brasileiro presentear. A população ainda está com problema de renda, o benefício (auxílio emergencial) só começa a ser pago em meados de abril, mas alguns benefícios pagos pelo governo estadual e municipal podem trazer um aumento nesse consumo”, avalia o presidente do Sindilojas.

De acordo com Joy Colares, no domingo, as lojas também podem abrir, pelo acordo que existe na Convenção Coletiva de Trabalho desde 2019. “Então, o domingo passou a ser um dia normal para o comércio, porque nessa data não tem o pagamento dobrado. Nós acreditamos que os empresários vão fazer as suas avaliações e aproveitar as datas para faturamento, inclusive para diminuir possíveis aglomerações. Geralmente, no domingo, as lojas de bairros, perto do mercado, abrem”.

Serviço:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO DE BELÉM NO FERIADO DESTA SEXTA-FEIRA

Lojas de rua: 09h às 17h

Lojas dos shoppings: 11h às 20h.

Economia