MENU

BUSCA

Ministro Fernando Haddad participa nesta semana de reuniões do G7, no Japão

É a 1ª vez que um ministro da Fazenda brasileiro participa como convidado do evento; Lula também confirmou presença

O Liberal

Nesta segunda-feira (8), durante a noite, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viaja a Tóquio para participar de reuniões do G7 que se darão antes do evento oficial. Ele terá encontros com representantes de países do grupo para tratar de assuntos de interesse bilateral. Haddad deve discutir a reforma do Banco Mundial com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e alinhar com a ministra da Índia, Mammohan Singh, a atual presidência do G20, exercida pelo país asiático, com a próxima, que será do Brasil.

O ministro da Fazenda brasileiro também deve se reunir com o ministro da economia do Japão, Yasutoshi Nishimura. Está previsto ainda um encontro com o economista americano Joseph Stiglitz para tratar sobre a política industrial verde, tema central de sua obra. 

VEJA MAIS

Haddad afirma que ainda não sabe como chegar à faixa de isenção de R$ 5 mil no Imposto de Renda
Ministro destaca que, para o ano que vem, provavelmente, conseguirá subir a faixa de isenção para pouco mais de R$ 3 mil

Com argumentos opostos, Campos Neto e Fernando Haddad discutem taxa de juros no Senado
Para ministro da Fazenda, se a economia brasileira continuar desacelerando em razão dos juros altos, haverá "problemas fiscais"; Presidente do BC diz que Copom age de forma técnica para controle da inflação

'Ajuste fiscal não pode ser feito em cima do trabalhador', defende Haddad, ministro da Fazenda
Fernando Haddad comentou o julgamento do STF sobre incentivos fiscais

A chegada de Fernando Haddad ao Japão está programada esta quarta-feira (10). No dia seguinte (11), ele ai para Niigata dar início à agenda.

A participação de Haddad é considerada um marco importante, no momento em que o Brasil busca retomar sua posição de destaque no cenário global. Desde o 2º governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o país não é chamado à reunião das nações mais industrializadas do mundo e essa é a primeira vez que um ministro da Fazenda brasileiro participa como convidado do evento. 

Lula também confirmou participação no evento. Ele estará em Hiroshima, no dia 19 de maio, em sua 6ª viagem internacional desde que tomou posse.

 

Economia