Guedes anuncia prorrogação do Auxílio Emergêncial

Recentemente, o benefício foi estendido para mais 106.011 cidadãos

Debora Soares

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o benefício concedido pelo Governo Federal para auxiliar pessoas de baixa renda durante o período de pandemia, será prorrogado por mais três meses. As parcelas serão depositadas em agosto, setembro e outubro. A decisão foi tomada baseada na previsão dos governadores de vacinar, até outubro deste ano, com pelo menos a primeira dose, toda a população maior de 18 anos. O ministro disse ainda que há possibilidade de uma nova prorrogação dos depósitos, caso a pandemia não esteja controlada ainda no Brasil até as perspectivas dos Chefes de Estados. O Auxílio Emergencial seria findado em agosto, com o pagamento da quarta e, até então, última parcela.

Os valores seguirão os mesmos já programados para serem pagos até a quarta parcela, de  R$ 375 para mulheres chefes de família monoparental - aquelas que criam os seus filhos sozinhas e demais beneficiário, com exceção dos indivíduos que moram sozinhos, considerados família unipessoal, que recebem um valor a menos R$ 150.

Recentemente, o benefício foi estendido para mais 106.011 cidadãos. O início deste pagamento começou na última sexta-feria, dia 25, e seguirá até a próxima quarta, último dia do mês de junho, de acordo com calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania.

Aqueles que tiveram suas solicitações aprovadas nesta recente liberação do Governo, receberão a quantia da primeira, segunda e terceira parcelas juntas, em um único depósito. A partir da quarta, o Governo promete uma nova avaliação dos dados cadastrais e, caso continuem seguindo os critérios estabelecidos para o recebimento do benefício, terão direito a mais esta parcela, seguindo o calendário já estipulado pelo Ministério. 

 

TERCEIRA PARCELA

Os aprovados nesta última revisão de dados que fazem aniversário entre janeiro e julho, tiveram seus benefícios creditados em conta da Caixa Econômica Federal no último dia 25 de junho. 

Para quem não recebe outro auxílio governamental, como o Bolsa Família, e nasceram em agosto, receberam no último sábado, dia 26, e ontem, 27, foram beneficiados os do mês de setembro. No dia 29/06 é a vez dos aniversariantes de outubro e, no dia 30/06, receberão os de novembro e dezembro. Já para os cidadãos que também recebem o Bolsa Família, o calendário leva em consideração o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). A terceira parcela está programada para os dias 28, 29 e 30 de junho, para os NIS com final 8, 9 e 0, respectivamente.

 

QUARTA PARCELA

Os valores da quarta parcela serão depositados a cada dois ou três dias, de acordo com o mês de nascimento do favorecido. As datas previstas são: aniversariante do mês de janeiro, receberão a quarta parcela em 23/07, os de fevereiro, em 25/08, março, dia 28/08. A partir dos aniversariantes de abril, os depósitos serão efetuados em agosto, 01/08, os de maio, em 03/08, de junho, em 05/08, julho, 08/08, aniversariantes de agosto, em 11/08, aqueles do mês de setembro, em 15/08, outubro, 18/08, os de novembro, em 20/08, e os de dezembro serão contemplados em 22/08. 

Para os dependentes do Bolsa Família, o calendário da quarta parcela do Auxílio Emergencial segue o planejamento atual do próprio benefício familiar e está programado para acontecer, dia após dia, iniciando em 19 de julho - os de NIS com final 1 - à 23 de julho - os de NIS terminados em 5. Retomando o calendário no dia 26/07 - para final de NIS 6 - e finalizando o último pagamento em 30/07, para os beneficiários com NIS terminada em 0.

 

"Outros dois mil requerimentos passarão por análise mais detalhada da Dataprev e do Ministério da Cidadania e terão o resultado divulgado em novo lote. Para quem não teve a solicitação aprovada, o prazo para contestação vai até 3 de julho", informou o ministério em seu site.

A consulta dos aprovados pode ser feita no site www.cidadania.gov.br/auxilio. Para aqueles que quiserem consultar a situação do benefício, esta pode ser realizada pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA