MENU

BUSCA

Grupo Liberal lança Anuário da Indústria 2021

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), José Maria Mendonça, será o convidado no webnar de lançamento

Sérgio Chêne

O Grupo Liberal lança, nesta sexta-feira, 19, a partir das 18h30, o Anuário da Indústria do Pará 2021. De forma digital, o evento ocorre por meio de webinar, que será transmitido pelo OLiberal.com no LibPlay e também pelo YouTube.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), José Maria Mendonça, será o convidado no webnar de lançamento. O Anuário da Indústria traz um rico produto editorial composto por 100 páginas ilustrativas, que reúnem matérias e análises sobre o setor industrial paraense com base em dados de 2020.

A publicação traz a marca do Grupo Liberal com o apoio das empresas Alcoa, Alubar e Hydro, além da Fiepa. A relevância do Anuário poderá ser conferida pelo detalhamento de dados e informações oferecidas pelo setor industrial, reunidas ainda que no contexto da pandemia do novo coronavírus. Os dados gerais tiveram como fonte de informações a Federação das Indústrias do Pará, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Números
O Grupo Liberal enfatiza a força da indústria do Pará com o lançamento do Anuário. Na apresentação intitulada ‘Nossa indústria, nossas riquezas!’, a publicação aponta que o setor industrial do Estado representa 50,7% do Produto Interno Bruto Industrial da região Norte, e no contexto nacional, 3,5% do PIB brasileiro. Em números mais recentes, outro dado relevante: 170 mil pessoas são beneficiadas com emprego e renda em consequência das atividades industriais paraenses. O dado responde, por sua vez, por 42,5% do emprego industrial da região Norte.

Muitos são os temas explorados pela publicação. Emprego na indústria, soluções para o setor, arrecadação gerada, sustentabilidade, redes de fornecedores, empreendedorismo no cenário da covid-19 e panorama da década estão entre os temas abordados.

O resultado da indústria no contexto da pandemia é outra análise apresentada pela publicação. Nessa linha, o futuro tem gerado um certo otimismo junto ao empresariado e à sociedade paraense, explora o material editorial, reforçado pelos números da exportação da indústria do Pará no comparativo entre 2020 e 2021. Enquanto no primeiro semestre do ano passado as exportações somaram US $7 bilhões, no mesmo período deste ano, elas bateram US $14 bilhões.
Sobre a possibilidade de recuperação do setor industrial, no pós-pandemia, o vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça, chamou a atenção para a diversificação do setor e a necessidade de investimento do setor público. “Acho que a indústria paraense é dinâmica. Nós (achamos que) temos dois tipos de indústria, uma extrativista mineral (fantástica), a nível de melhor do mundo, e a tradicional, das famílias paraenses. Para isso, precisamos e estamos conversando com o governo sobre políticas públicas”, analisou o dirigente da Fiepa.

Economia