CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Gripe aviária: há 12 investigações de suspeita da doença em andamento

As investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, já que a notificação é obrigatória.

Estadão Conteúdo
fonte

Há 12 investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no País, segundo a atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária. Os dados foram publicados às 19h. As investigações estão em andamento com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.

Apenas uma suspeita em planta comercial está em investigação, em uma granja de Anta Gorda (RS). Oito casos são apurados em aves de subsistência, nos municípios mineiros de Bom Despacho, Divinópolis, Lagoa da Prata, Mateus Leme, Novo Cruzeiro e Ribeirão das Neves, além de Quixeramobim (CE) e Itajuípe (BA). Três suspeitas envolvem aves silvestres, em Belo Horizonte (MG), Santo Antônio do Monte (MG) e Brasília (DF).

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Fávaro:caso em ave silvestre não muda perspectiva de controle de gripe aviária em ave comercial]]

image Gripe aviária: Helder decreta emergência zoossanitária no Pará; entenda
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira

As investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País. Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.

Até o momento, há um caso confirmado de gripe aviária em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No total, o País já registrou 166 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 162 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), três focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e um em produção comercial, somando 170 ao todo no País.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA