MENU

BUSCA

Governo do Pará leva Plano de Bioeconomia para Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade

PlanBio será apresentado na COP 15, realizada no Canadá, reafirmando intenção do Pará de trabalhar pela preservação dos recursos naturais

O Liberal

Integrantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) representam o Pará na 15ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 15), que começou quarta-feira (07) em Montreal, no Canadá. O evento, que reúne representantes de diversos, prossegue até 19 de dezembro. A participação do Pará iniciou nesta quinta-feira (08).

Ao longo de quase 15 dias, líderes ambientais se reunirão para elaborar medidas destinadas a proteger os ecossistemas terrestres e marinhos do planeta, e arrecadar recursos para financiar os projetos de conservação ambiental. Delegados de cerca de 190 países estão na Conferência.

A equipe participará dos painéis “Aprendizados a partir da construção da política pública de sociobioeconomia no Pará-Amazônia”; “Dia brasileiro: biodiversidade é a nossa natureza”; “Construindo a política nacional de bioeconomia – oportunidades para a economia, para as pessoas e para a natureza”, e “Legado e Futuro: Construindo os próximos 10 anos do PNGATI - Lições da PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas) e as oportunidades de financiamentos para acelerar sua implementação”, e também de reuniões bilaterais.

Plano propõe mudança no uso da terra e da floresta

Lançado na última Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 27), no Egito, o Plano de Bioeconomia do Pará tornou o Estado pioneiro na elaboração de um planejamento que prevê soluções baseadas na natureza para transformar a economia existente em uma economia de baixo carbono, com valorização do conhecimento tradicional.

VEJA MAIS

Pará lança Plano Estadual de Bioeconomia na COP 27 
Estratégia tem 89 ações para áreas de pesquisas, inovação, patrimônio cultural, cadeias produtivas e negócios sustentáveis, entre outras

COP 27: Governadores apresentam consórcio nacional para combater mudanças climáticas
Proposta é unir esforços para proteger o clima em todos os biomas do Brasil

O PlanBio será apresentado na COP 15 reafirmando que o Pará, ao propor a mudança do uso da terra e da floresta, e a construção de uma economia de baixas emissões, está preparado para contribuir com a preservação da biodiversidade.

“A Amazônia é riquíssima em sua biodiversidade e estratégica quando se buscam as adaptações climáticas necessárias para melhorar o mundo ambientalmente. Por isso, construímos ao longo dos últimos quatro anos políticas estruturantes, para que possam garantir a mudança de chave daqui pra frente. Entre esse arcabouço está o Plano Estadual de Bioeconomia que iremos apresentar na COP da Biodiversidade. Um plano construído por quem vive e conhece a floresta, que tem tudo para ser muito exitoso”, explica o titular da Semas, Mauro O’de Almeida.

Economia