MENU

BUSCA

Governo anuncia antecipação de '13º salário' para segurados do INSS

Segurados do INSS que receberam, durante este ano, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão têm direito ao abono.

O Liberal

O pagamento do abono anual, conhecido como décimo terceiro, para os beneficiários do INSS, será antecipado para os meses de maio e junho, de acordo com informações do governo federal. O decreto que prevê o pagamento do benefício foi assinado nesta quinta-feira (4), pelo presidente Lula (PT).

VEJA MAIS

Regulamentação de aplicativos pode beneficiar até 30 mil trabalhadores do Pará
Motoristas de plataformas de entrega e de corridas defendem direito a férias, décimo terceiro, seguro, aposentadoria e outros benefícios

Até quando pagar a segunda parcela do décimo terceiro? Confira o prazo e não fique sem receber
Caso o profissional não tenha trabalhado o ano inteiro na empresa, o pagamento será proporcional ao tempo de serviço; saiba mais

Saiba o que fazer se não recebeu a primeira parcela do décimo terceiro salário
Prazo encerrou no último dia 30. Os colaboradores lesados podem entrar em contato com o sindicato da categoria e até entrar com ação judicial.

Segurados do INSS que receberam, durante este ano, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão têm direito ao abono. 

O governo federal informou que o valor será pago em duas parcelas, em maio e junho, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do INSS. O benefício normalmente é pago apenas no segundo semestre do ano. Ao todo, serão pagos R$ 62,6 bilhões.

No governo Bolsonaro, o pagamento do 13º aos beneficiários do INSS também foi antecipado para estimular a economia.

Em 2020, as parcelas foram pagas entre abril e junho. Já em 2021, o pagamento aconteceu em maio e julho. Em ambos os anos, a justificativa foi à pandemia de Covid-19. Já em 2022, ano de eleições gerais, o pagamento se deu em maio e junho. 

Economia