MENU

BUSCA

Feriados de 2021, com três prolongados, terão impacto na economia paraense

Saldo positivo das datas dependem do estágio de imunização da população por vacina

Redação Integrada

Os nove feriados nacionais divulgados pelo governo federal para o ano de 2021 terão impacto positivo na economia, segundo especialistas da área. Do total, três serão prolongados, ou seja, caem em uma segunda ou sexta-feira e, por isso, são emendados com o final de semana. Além do Ano Novo, que caiu na sexta passada, a lista ainda conta com a Paixão de Cristo, em 2 de abril, que antecede a Páscoa; e a Proclamação da República, em 15 de novembro.

Para o economista Sérgio Melo, os impactos dos feriados à economia paraense em 2021 vão depender da recuperação da saúde pública. “Este é um ano que se caracteriza pela expectativa de recuperação do desempenho econômico no Brasil e no Pará, e o cronograma de vacinação será determinante para o balanço final das atividades econômicas, principalmente aquelas que dependem de aglomerações, seja em datas normais ou feriados”, diz.

No caso dos feriados prolongados, o especialista explica que existe um grupo de atividades econômicas prejudicadas e outro de serviços beneficiados com as datas. Sérgio pontua que, em geral, indústrias e o comércio varejista recebem os efeitos negativos de forma direta, pois a maioria interrompe as atividades. Contudo, as atividades de comércio e serviços ligadas ao lazer são beneficiadas, como hotéis e restaurantes.

“No Pará, em feriados prolongados, as cidades turísticas do Estado acabam absorvendo a maior parte desses efeitos positivos dos feriados. No entanto, como em 2021 a maior parte dos feriados não será do tipo prolongado, é importante que os empreendedores e o próprio setor público promovam programações de lazer que incentivem as relações de compra e venda mesmo nos feriados, com o objetivo de compensar a diminuição das atividades que param na data”, adianta o economista.

Há ainda, entre os feriados não prolongados, o Tiradentes, na quarta-feira, dia 21 de abril; Dia Mundial do Trabalho, no sábado, dia 1º de maio; Independência do Brasil, na terça-feira, dia 7 de setembro; Nossa Senhora Aparecida, na terça-feira, dia 12 de outubro; Finados, na terça-feira, dia 2 de novembro; e o Natal, no sábado, dia 25 de dezembro.

Fora os feriados oficiais, a lista divulgada pelo governo ainda mostra seis pontos facultativos este ano, ocasiões em que as famílias também podem movimentar a economia: Carnaval, na segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro; Quarta-Feira de Cinzas, na quarta-feira após o Carnaval, dia 17 de fevereiro; Corpus Christi, numa quinta-feira, dia 3 de junho; Dia do Servidor Público, também numa quinta-feira, dia 28 de outubro; e a Véspera de Natal, na sexta-feira, 24 de dezembro.

Confira a lista completa dos feriados e pontos facultativos nacionais em 2021: 

Feriados

1º/1 - Confraternização Universal (sexta-feira)
2/4 - Paixão de Cristo (sexta-feira)
21/4 - Tiradentes (quarta-feira)
1º/5 - Dia Mundial do Trabalho (sábado)
7/9 - Independência do Brasil (terça-feira)
12/10 Nossa Senhora Aparecida (terça-feira)
2/11 - Finados (terça-feira)
15/11- Proclamação da República (segunda-feira)
25/12 - Natal (sábado)

Pontos facultativos

15/2 - Carnaval (segunda-feira)
16/2 - Carnaval (terça-feira)
17/2 - Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira)
3/6 - Corpus Christi (quinta-feira)
28/10 - Dia do Servidor Público (quinta-feira)
24/12 - Véspera de Natal (sexta-feira)

Economia