MENU

BUSCA

Fórum que discute diretrizes para gestão sustentável termina nesta quarta-feira (19)

Promovido pelo TCE-PA, o evento contou com participação de especialistas locais e nacionais

Redação Integrada de O Liberal

Promover reflexões sobre os compromissos do Brasil, em especial da Amazônia, com a sustentabilidade, bem como falar sobre sua dimensão econômica, é o principal objetivo do Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, que chega a sua nona edição com o tema "Governança e Sustentabilidade". O evento se iniciou nesta terça-feira (18) e segue até esta quarta-feira (19), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, e traz especialistas locais e nacionais, todos com reputação dentro das temáticas abordadas. A expectativa da organização é de que pelo menos 1,5 mil pessoas participem da programação nos dois dias.

Após a abertura oficial do fórum, o governador Helder Barbalho ministrou a Palestra Magna sobre "O Plano Plurianual do Governo alinhado aos objetivos do desenvolvimento sustentável". "Temos um olhar alinhado com o objetivo sustentável. Estamos em curso com o plano plurianual para eventual sanção, e temos dialogado com todas as regiões do Pará, com o objetivo de valorizar as singularidades do Estado neste plano. O Pará tem uma diversidade econômica estratégica, mas precisamos de oportunidade de produzir sem degradar o meio ambiente. E precisamos de pesquisas e estudos para isso. Sustentabilidade, para nós, é ter acesso à educação, à saúde; é ter emprego", destacou o governador.

Segundo o coordenador do evento e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheiro Cipriano Sabino, a temática do fórum está em destaque na sociedade e precisa ser debatida. "Precisamos de direcionamento das políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. São questões atuais sendo discutidas por especialistas da área. Esperamos alcançar nossas metas, cumprindo um papel constante do TCE, de debater temas relevantes para a sociedade e para o Estado", comentou.

A procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, comentou sobre a relação de parceria entre o órgão e o TCE. "Queremos, acima de tudo, melhorar a gestão do Pará, e uma das nossas funções para que isso ocorra é o controle externo, orientando sobre esse tema tão fundamental para a nossa região. Que, com as nossas ações, as próximas gerações vivam em um planeta melhor e mais sustentável", argumentou a procuradora. Também participaram do evento integrantes de órgãos da administração direta e indireta, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de prefeituras e câmaras municipais, bem como profissionais, estudantes e membros da sociedade em geral.

Outros debates da programação desta terça foram "Agenda 2030 – objetivos do desenvolvimento sustentável – o que muda para a gestão pública?", com Ieva Lazareviciute, do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD); "O pensar sustentável – ressignificando a gestão e o controle público", com o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey; "Compras Públicas Sustentáveis (ODS 12) – novos enfoques na licitação e no controle para alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável", com a jornalista Priscilla Castro; "Finanças e Sustentabilidade – governança intergeracional", com o ministro substituto do TCU, Weder Oliveira, e o conselheiro substituto do TCE-PE, Marcos Nóbrega.

Nesta quarta-feira (19), haverá debate sobre políticas públicas e qualidade de vida nas cidades, abordagem da dimensão social da sustentabilidade, além de apresentação de cases. Caberá ao professor e doutor em Filosofia Victor Sales Pinheiro a responsabilidade pela palestra de encerramento do evento. Ele vai apresentar aos participantes um diagnóstico geral do evento, com diretrizes para materializar as ideias lançadas nos dois dias da programação. Todas as palestras podem ser conferidas no site.

Economia