Crianças em casa? Veja 7 dicas para economizar energia elétrica e reduzir valor da conta de luz
Equatorial Pará reforça alerta para evitar aumento na conta de luz
Muitas famílias paraenses ainda não conseguiram curtir as férias como gostariam em razão do aumento de casos de covid-19 e síndromes gripais, que provocaram o adiamento de viagens. Embora algumas escolas já tenham iniciado o ano letivo, muitos estudantes ainda desfrutam do recesso em casa. Em razão disso, alguns hábitos como o uso intensivo de televisão, videogame e computador acabam contribuindo com um crescimento médio de até 10% no consumo de energia elétrica.
A dica para evitar sustos quando receber a conta de luz é adotar o uso racional da energia, evitando o desperdício, sem precisar abrir mão do conforto.
Veja 7 dicas da Equatorial para economia energia quando a criançada estiver em casa
- TELEVISÃO
- VIDEOGAME
- AR CONDICIONADO
- CARREGADOR DE CELULAR
- GELADEIRA
- ILUMINAÇÃO DA CASA
- SAIBA COMO CALCULAR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Para calcular o consumo de qualquer eletrodoméstico ou eletrônico em casa, basta checar a potência do aparelho. Essa informação é dada pelo fabricante nos manuais e nas embalagens dos produtos. Depois, é só multiplicar a potência pelo tempo de funcionamento em horas.
“Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar a etiqueta no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E o menos. Nesta época do ano é necessário que todos se conscientizem da importância de modificar os hábitos domésticos”, destaca o líder da área de Eficiência e Inovação da Equatorial Pará, Willian Melo.