Cras registram poucas filas na reta final para atualização do CadÚnico

Cadastro é importante para receber benefícios sociais, como o Auxílio Brasil

O Liberal
fonte

As filas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) estavam com poucas ou quase nenhuma fila na manhã desta segunda-feira (7) em Belém. São nesses centros que estão sendo realizadas a atualizações do Cadastro Único, que garante acesso de cidadãos em situação de vulnerabilidade a benefícios sociais, como o Auxílio Brasil.

O prazo para atualização vai até dia 11 e, segundo estimativa da prefeitura, até sábado ainda faltavam oito mil famílias atualizarem os dados. 

No Cras que fica na travessa Timbó, na Pedreira, a fila era pequena e por volta das 8h30 todos já estavam com senhas. Boa parte das pessoas que aguardavam atendimento chegou por volta das 6h30 e quase todas estavam sentadas do lado de dentro, diferentemente das longas filas com pessoas em pé do lado de fora que se tornaram frequentes por conta da atualização dos dados. 

Mauro Lisboa é autônomo e acredita que o benefício vai ajudá-lo a botar as contas de casa um dia. "Irei receber pela primeira vez. No momento, moro com minha irmã e não trabalho de carteira assinada. Então, será uma ajuda boa lá em casa. Qualquer coisa que aparece para trabalhar, eu aceito. Mas esse dinheiro será fixo, todo mês. Vi o pessoal comentando que está menos movimentado e o atendimento está ótimo. Ajudaram a gente, falaram sobre os documentos necessários. Espero ter esse auxílio até achar um emprego", disse ele, que chegou às 5h30. 

A prefeitura de Belém chegou a realizar um mutirão no último sábado (5) em doze unidades do Cras e na Central do CadÚnico. Foi a quarta vez que Fundação Papa João XXll (Funpapa) realizou a ação, mas por enquanto ainda não há a informação sobre quantos cadastros foram atualizados.

Em Belém, 20 mil famílias já estão no prazo para atualizar os dados. “As famílias que não fizerem a atualização correm o risco de perder os benefícios. Às famílias inscritas de 2018 para cá (2022) não foram chamadas ainda pelo Governo Federal, então na precisam se avolumar as filhas: só quem foi mesmo chamado deve comparecer”, alerta a coordenadora da Proteção Básica de Belém, Denise Marques. Segundo a prefeitura, o movimento foi "tímido" no sábado. 

O prazo de atualização cadastral das famílias com o NIS estava previsto para se encerrar no dia 15 de julho passado; por meio da Instrução Normativa nº 3, do Governo Federal, foi estendido para o dia 14 de outubro de 2022. Esta data também foi prorrogada, até 11 de novembro. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA