MENU

BUSCA

Consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda abre nesta terça-feira (23)

Receita Federal informou que 353.348 contribuintes serão contemplados com o crédito bancário

O Liberal

A consulta ao lote residual de restituição ao Imposto de Renda do mês de abril estará disponível a partir das 10h desta terça-feira (23). A Receita Federal informou que serão contemplados 353.348 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, no dia 30 deste mês. 

O valor total a ser restituído é de R$ 457.737.780,06. A disponibilidade dos valores deve ser verificada por meio da página da Receita, na seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. 

Em casos de pendência na declaração, é possível realizar a retificação. A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da receita para tablets e smartphones.

VEJA MAIS

Pais separados com filhos devem seguir regras específicas na declaração do Imposto de Renda; confira
Apenas um dos responsáveis deve declarar o menor como dependente, enquanto o outro declara como alimentando, se houver pensão

Como abater gastos com educação no Imposto de Renda 2024? Saiba limites e regras
As despesas informadas podem ser do próprio contribuinte ou de seus dependentes, de acordo com o contador Luiz Paulo Guedes

Declaração de imposto de renda para motoristas autônomos: saiba regras, descontos e como declarar
diferente da grande maioria dos outros contribuintes, motoristas autônomos, como Uber e taxistas, precisam estar atentos aos seus direitos.

Do total disponibilizado, o governo informou que R$ 381.694.119,54 são referentes ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade. Entre eles, idosos, que tenham alguma deficiência (física ou mental) e cuja maior fonte de renda seja o magistério. Ainda, os que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

O pagamento do crédito será realizado na conta bancária informada na declaração. Se o resgate não for feito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. É o caso de quando o contribuinte informa uma conta que foi desativada.

Nessas situações, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB.

Economia