Câmara vai debater mecanismos que incentivem projetos de energia solar

Ideia é tratar de estratégias e financiamentos para que população utilize mais essa fonte energética

Redação Integrada de O Liberal

A Câmara Municipal de Belém realizará, na próxima quinta-feira (29), às 9 horas, uma sessão especial para discutir a viabilidade dos sistemas de energia renovável na capital paraense. Foram convidados representantes de instituições financeiras, do Sebrae, de empresas de energia solar, comerciantes, empresários e a Rede Celpa.

De acordo com o autor do requerimento que propôs a sessão, vereador Pablo Farah (PHS), o objetivo é buscar mecanismos que incentivem a implementação de projetos que utilizem energias renováveis, em especial a solar fotovoltaica, obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. "Hoje, o cidadão não consegue implantar na sua casa o sistema solar porque é muito caro, não é discutido, não é conhecido. Por isso a importância da sessão. A gente quer discutir a viabilidade através de investimento, por meio de bancos, como o Banco da Amazônia, que será chamado", declarou Farah.

Ainda de acordo com o parlamentar, com os debates, o objetivo é construir propostas que facilitem a implementação de energia solar não só pelas empresas e comércios da cidade, como também pela população em geral, que pretende usar o novo sistema em sua casa, para reduzir os custos com eletricidade.

Além do incentivo por meio de financiamento bancário, outra proposta seria uma possível redução de tributos para projetos com essa finalidade. "Queremos discutir uma rede de financiamento para que ele (consumidor) possa implementar na sua residência, porque ao longo do tempo vai ter benefícios. Que ele possa ter linhas de crédito nos bancos públicos e privados, com taxa subsidiadas pelo Estado e Municípios", afirmou. "Vamos discutir a energia renovável mais viável e atual, que a gente possa trazer para a população paraense", completou.

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!