Câmara Municipal de Belém promove Fórum de Coleta Seletiva, Economia Circular Popular e Solidária
Evento será realizado nesta quinta-feira, a partir das 9h
A Câmara Municipal de Belém realiza, na manhã desta quinta-feira (28), a partir das 9h, o I Fórum de Coleta Seletiva, Economia Circular Popular e Solidária. Proposto pelo vereador Fábio Souza (MDB), o evento vai reunir catadores de materiais recicláveis para debater temas como respeito, melhores condições de trabalho, os desafios da profissão, o combate à invisibilidade desses profissionais e o descarte irregular.
“É uma sessão especial. Nós vamos tratar sobre temas importantes, bem como tratar, de forma humanizada, a história do catador. Todos que quiserem participar serão bem-vindos”, afirmou o vereador Fábio Souza.
VEJA MAIS
Estudo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) aponta que mais de quatro mil catadores atuam em 122 municípios paraenses, sendo que aproximadamente 50% estão na Região Metropolitana de Belém. Ainda de acordo com esse levantamento, quase metade da categoria não está inserida no Cadastramento Único (CadUnico) e, por isso, não tem acesso às políticas públicas de inclusão e de assistência.
Os presidentes das cooperativas de catadores da Região Metropolitana de Belém confirmaram presença na sessão especial. “É fundamental o diálogo e a construção do I Fórum, para debatermos temas importantes para os catadores”, declarou Irna Pantoja, presidente da cooperativa de catadores de materiais recicláveis do Pará.
Para a representante do Movimento Nacional dos Catadores, Nádia da Luz além de combater a invisibilidade, o fórum tem uma importância acerca de um tema atual, que é a sustentabilidade. “Vai abraçar a nossa causa, e é fundamental para a classe que visa uma coleta seletiva sustentável”, declarou.
O evento também contará com um desfile com modelos da equipe do estilista Tony Palha, que apresentarão roupas feitas a partir de material reciclável.