Bioeconomia amazônica é discutida em webinar

Biodiversidade e economia foram os grandes temas da discussão

Debora Soares

Levantando a discussão de como o conceito de Bioeconomia se aplica na Amazônia e como trabalhar isto na produção de políticas públicas voltadas para o Estado do Pará, iniciou ontem, 02, a série de webinars “Diálogos da Bioeconomia”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Com o objetivo de catalisar espaços de discussão sobre Bioeconomia na Amazônia e levantar quais seriam os desafios e expectativas da sociedade civil, da academia, do setor produtivo, dos investidores e do Governo, o evento foi realizado através do canal do Youtube do órgão. 

A conceituação do que se entende por Bioeconomia é um processo construtivo que hoje trata-se sobretudo das transformações tecnológicas, da redução do uso de combustíveis fósseis e do processo de elaboração de fármacos e cosméticos. Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro Ó’de Almeida, é através da importância que se dá à Floresta e à pressão feita sobre o desmatamento de áreas para obtenção de lucros que a bioeconomia mostra com é possível a valorização da floresta e o desenvolvimento economico. “A Bioeconomia vem nesse contexto, acompanhada da necessidade de uma transformação econômica, mas também de solução a partir da economia, já que não vamos poder nos afastar do modelo capitalista. Ou seja, uma transformação da economia a partir da biodiversidade”, explica o Secretário. 

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Joyce Ferreira, atenta para a desvalorização da biodiversidade amazônica pelos povos amazônicos, em contrapartida essa valorização vem de fora. Fonte de biomassa, resíduos agrícolas, biocombustíveis e variedades adaptadas para mudanças de clima, são alguns pontos da região muito discutidos em outros Países “Nesse ponto de vista, a economia é muito plural, tem diversas perspectivas sobre ela. Tem uma diversidade de percepção muito grande. E essa perspectiva muitas vezes vem de fora [em estudos nos Estados Unidos] a bioeconomia está no centro do desenvolvimento de inovação e pesquisa”, afirma.

O primeiro evento online abordou o tema “Bioeconomia e Amazônia”, como uma preparação para a discussão no Fórum Internacional de Bioeconomia que acontecerá em outubro deste ano. A série deverá ser dividida em 10 episódios levando informações e conhecimento sobre as mais diversas abordagens dentro do assunto Bioeconomia, por meio de debates entre especialistas renomados da Amazônia e do Brasil.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA