MENU

BUSCA

Aneel mantém multa de R$ 69,4 mi para a Eletronorte em processo envolvendo Usina de Tucuruí

Pena foi imposta em decorrência de "irregularidades" nas condições de segurança de barragem na Usina Hidrelétrica (UHE)

Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter nesta terça-feira, 6, uma multa de R$ 69,4 milhões para as Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte). A penalidade foi em decorrência de "irregularidades" nas condições de segurança de barragem na Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí.

Corpo de menino de 7 anos é encontrado na represa da Hidrelétrica Tucuruí
Miquéias Rodrigues da Silva brincava com um colega próximo do local do incidente, quando foi arrastado pela correnteza e desapareceu na noite de domingo (31)

Estudantes participam do 1º Simulado de Evacuação de Emergência da Usina Tucuruí
Cerca de 900 crianças e adolescentes participaram, pela manhã, do exercício de emergência nesta terça-feira (21)

O regulador indicou, por exemplo, que houve "diligência insuficiente" nas ações de monitoramento e manutenção das estruturas das "eclusas", que são estruturas hidráulicas utilizadas em canais e rios. A Eletronorte defendeu que a responsabilidade dessas estruturas é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Por outro lado, o diretor Fernando Mosna argumentou que a responsabilidade da empresa não pode ser afastada quanto ao monitoramento e inspeção das condições das eclusas, especificamente em relação à segurança de barragem.

Ele também argumentou que não há evidências de que o Dnit fez oposição à continuidade do monitoramento da segurança das estruturas pela Eletronorte. "Além disso, caso houvesse objeção pelo Dnit, a Eletronorte teve à disposição um arcabouço legal e institucional para garantir o acesso aos dados e às estruturas", declarou Mosna.

O auto de infração é de junho de 2023. Após a análise dos argumentos apresentados pela Eletronorte, a Superintendência de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica (SFT) apontou para descumprimento de disposições legais e normativas relativas à segurança de barragens.

Economia