Prefeitura abre inscrições para programa 'Renda Marituba', com valor de R$ 200
Objetivo é beneficiar cerca de mil famílias do município com a renda, que poderá ser paga por até 12 meses
Desde esta segunda-feira (5), a Prefeitura de Marituba inscreve pessoas que desejam receber o benefício “Renda Marituba”, ajuda emergencial para famílias que sobrevivem com menos um salário mínimo por mês e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além daquelas que tiveram as condições financeiras agravadas pela pandemia da covid-19. O pagamento, de R$ 200, será feito em parceria com o Banco do Estado do Pará (Banpará).
Para fazer o cadastro, basta acessar o site do órgão e fazer a inscrição, que depois será analisada por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semads), que vão selecionar as famílias que se encontram no perfil determinado do programa. A situação de vulnerabilidade social será comprovada por meio de visitas domiciliares ou entrevistas investigativas, realizadas por profissionais da área social.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é beneficiar cerca de mil famílias do município com a renda, que poderá ser paga por até 12 meses. A ideia é que as famílias possam utilizar o benefício para adquirir alimentos básicos, no comércio local. “Além de dar uma ajuda para essas famílias que estão em situação de pobreza, também vamos contribuir com a economia do próprio município”, destaca a prefeita Patrícia Mendes.
O benefício será concedido preferencialmente às mulheres chefes de família que possuam uma renda familiar de até 25% do salário mínimo e que não sejam beneficiadas por rendimentos concedidos por outros programas oficiais de transferência de renda, entre outras condicionantes. De acordo com a estimativa populacional para o ano de 2020, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Marituba possui uma população de 133.685 pessoas, sendo que 42,2% vivem em famílias com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa.
Palavras-chave