Prefeito de Belém prevê reabertura de shoppings e salões nesta sexta
Haverá uma reunião, ainda hoje, com representantes dos setores para decidir o funcionamento dos serviços na capital paraense
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, publicou em sua conta oficial no Twitter, na manhã desta quinta-feira (4), que haverá uma reunião, ainda hoje, com representantes de shopping centers e salões de beleza da capital paraense. Segundo ele, o indicativo é de que esses estabelecimentos abram nesta sexta (5).
Inicialmente, a abertura desses serviçose estava prevista para esta quinta-feira, mas Zenaldo informou que a Prefeitura não recebeu as informações necessárias do governo do Pará sobre a estrutura para tratamento de pacientes com covid-19 disponibilizada na cidade. Nesta manhã, no entanto, ele disse que a Secretaria de Saúde do Município já analisou os números enviados pelo Estado e, com eles, será possível avançar nas etapas de abertura, mas que tudo depende do cumprimento das medidas de isolamento social e dos protocolos de segurança.
No twitter, ele disse que "hoje, tudo leva a crer que vamos editar o decreto para abertura dos shoppings e salões de beleza. Mas, de acordo com a avaliação da nossa equipe, se estiver grave a situação na rua, teremos de fechar o comércio para adequação aos protocolos de segurança".
Além disso, o prefeito enfatizou que é preciso garantir a economia, mas também a saúde das pessoas. "Esse é o meio termo. Temos de garantir esse meio termo. Se não for assim, se fecha tudo e as pessoas vão passar fome. A responsabilidade não é só de uma parte. É de todos. Quem for do grupo de risco, fique em casa. Quem precisa ir ao comércio, vá sozinho e não em grupo. E seguindo os protocolos de segurança", comentou Zenaldo.
Segundo o prefeito, até as 17h desta quinta, a Prefeitura deve ter o resultado da reunião e vai anunciar uma decisão. "Provavelmente, esses estabelecimentos vão abrir, já que não têm culpa das aglomerações que ocorreram no comércio", concluiu.