Ministro Jader Filho recebe medalha do Mérito Industrial do Sistema Fiepa
Condecoração é a mais alta honraria concedida pela Federação das Indústrias do Pará a personalidades que contribuem com o crescimento econômico estadual
O ministro das Cidades, Jader Filho, recebeu a medalha do Mérito Industrial Simão Miguel Bitar, a mais alta honraria da indústria paraense, na noite desta sexta-feira (23), em Belém. O evento de condecoração foi promovido pelo Sistema Fiepa na sede da Federação das Indústrias do Pará com a presença de autoridades públicas e de lideranças empresariais.
Presidente do Sistema Fiepa, Alex Carvalho observou que a concessão ao ministro Jader Filho é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido à frente da pasta ministerial, especialmente, no enfrentamento ao déficit habitacional e na dinamização da construção civil, setor que impulsiona mais de 95 segmentos da economia nacional, gerando empregos diretos e indiretos.
"O Jader Filho tem uma presença marcante na trajetória empresarial, uma pessoa que lidera um grupo empresarial que se comunica com diversos setores, um deles é a nossa indústria. Ele é um grande interlocutor e ao alçar, ao chegar ao cargo de ministro das Cidades, trouxe consigo dinamismo, eficiência, uma gestão comprometida com um objetivo muito singelo, mas ao mesmo tempo histórico a ser resgatado: a busca pela redução das desigualdades regionais e sociais", disse Alex Carvalho.
O ministro Jader Filho agradeceu a honraria e exaltou a força da indústria paraense, citando setores empresariais reconhecidos no país e no exterior, como o da metalurgia e da construção civil. Ele disse que o ministério das Cidades investe R$ 7,2 bilhões no Pará, com contratos ativos em 129 dos 144 municípios. Até o final de 2025, a meta é ampliar os investimentos para todo o território paraense. Estão previstas por exemplo a construção de mais de 28 mil unidades habitacionais e a entrega de pelo menos 5.320 casos até março do ano de 2026.
A cerimônia desta sexta-feira na sede da Fiepa marcou também o início da segunda fase da Jornada COP Mais, um movimento multissetorial que reúne diversos segmentos da economia paraense com o objetivo de aprimorar os processos e serviços dos negócios para a internalização das oportunidades junto à Conferência Mundial sobre Clima em Belém em novembro deste ano.
Na noite desta sexta, na mesma cerimônia, houve a apresentação da segunda etapa da Jornada COP Mais com a formalização de parcerias com o Consórcio da Amazônia Legal e o setor industrial de outros estados, a fim de aprofundar as ações já em curso como fóruns, capacitações, programas de sustentabilidade, e consolidar uma agenda comum até 2030 com foco na sociobioeconomia, transição energética e a economia circular, inovação e rastreabilidade das cadeias produtivas da Amazônia.
A entrega da medalha do Mérito Industrial, criada em 1979, é concedida pelo Sistema Fiepa a personalidades e instituições que contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento estadual e da região amazônica O evento, nesta sexta-feira, foi prestigiado por parlamentares como o senador Jader Barbalho (MDB), e o deputado estadual Iran Lima (MDB), pelo diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno, entre outras lideranças das esferas pública e privada.