MENU

BUSCA

IPTU 2026: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça-feira (10)

Além dos descontos por antecipação, os contribuintes que estão em dia com o município recebem automaticamente o Crédito de Bom Pagador, benefício que garante outros créditos para imóveis

Gabi Gutierrez

Os contribuintes de Belém têm até esta terça-feira, 10 de fevereiro, para garantir 10% de desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 ao optar pela cota única. O prazo é o último para obter o maior abatimento previsto no calendário da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

De acordo com a prefeitura, quem preferir pagar o imposto em parcela única até 10 de março ainda terá desconto, porém menor, de 7%. Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento podem dividir o valor em até 10 vezes, sem desconto, sendo que o vencimento da primeira parcela também ocorre nesta terça-feira (10).

Para o exercício de 2026, o IPTU não teve aumento real. O valor do imposto foi reajustado apenas pela inflação, com índice de 5,32%, com base no IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial).

Além dos descontos por antecipação, os contribuintes que estão em dia com o município recebem automaticamente o Crédito de Bom Pagador, benefício que garante 25% de crédito para imóveis residenciais e até 30% para imóveis não residenciais, abatimento aplicado diretamente no valor do imposto.

As guias do IPTU estão sendo distribuídas pelos Correios desde janeiro, mas não é necessário aguardar o documento físico. A emissão do boleto pode ser feita de forma digital, por meio do site oficial da Sefin. Quem preferir atendimento presencial pode retirar as guias nas unidades da Central de Atendimento ao Contribuinte, localizadas no Shopping Pátio Belém, Parque Shopping, além das agências de Icoaraci e Mosqueiro.

Atualizações

No início deste ano, a prefeitura de Belém também atualizou as normas de cobrança do imposto no município. Além da taxa padrão, a cobrança inclui a Taxa de Urbanização (TU), a Taxa de Resíduos Sólidos (TRS) e, em casos específicos, a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). As orientações foram divulgadas por meio de edital da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), publicado no Diário Oficial do Município da segunda-feira (05/01).

O lançamento do IPTU 2026 contempla todos os contribuintes inscritos no Cadastro Multifinalitário do município, como destaca a Sefin. Para imóveis edificados, a COSIP continua sendo cobrada diretamente na fatura de energia elétrica. No caso de imóveis de uso territorial, a contribuição pode ser incluída na mesma guia do IPTU ou cobrada separadamente, com a TU e a TRS.

Uma das novidades deste ano é a volta do carnê com as 10 guias para quem optar pelo pagamento parcelado ao longo do ano, o que deve facilitar a vida do contribuinte e reduzir a inadimplência. Outra mudança relevante é a ampliação do prazo para inscrição em dívida ativa e protesto em cartório, que passou de 60 para 360 dias, permitindo intensificar a cobrança administrativa e melhorar a arrecadação do município.

Onde pagar

O pagamento do IPTU 2026 e dos tributos cobrados conjuntamente pode ser feito na rede arrecadadora autorizada, que inclui Banco do Brasil, Itaú, Banco da Amazônia, Bradesco, Banpará, Caixa Econômica Federal e correspondentes bancários dessas instituições.