MENU

BUSCA

Feira de empreendedorismo busca ajudar crianças com doenças renais

Iniciativa é realizada pelos próprios pacientes no calçadão do Hospital Abelardo Santos

O Liberal

Nesta semana, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, recebeu a feira de artesanato promovida por pacientes renais crônicos do projeto “Artesão nota 1000”. Na unidade, a iniciativa busca arrecadar fundos para ajudar crianças com doenças renais no Pará. 

O projeto é realizado nas unidades hospitalares com o objetivo de arrecadar fundos às causas sociais de pessoas com insuficiência renal e de transplantados para proporcionar uma melhor qualidade de vida e inclusão social desses pacientes. No entanto, as ações estavam suspensas devido a pandemia, mas o Regional Abelardo Santos foi o primeiro hospital a retomar a iniciativa. 

A artesã Joseana dos Santos, de 55 anos, faz sessões de hemodiálise no HRAS, há um ano. Impossibilitada de desenvolver o seu trabalho como doceira por conta da doença, ela começou a fazer artesanato como terapia e, hoje, é a principal fonte de renda. Moradora do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, ela se desloca três vezes por semana à unidade de saúde, para o tratamento.

“São quatro horas na máquina e uma hora para ir e outra para voltar, em média. Isso significa que passo quase seis horas para fazer as sessões de hemodiálise. Além de não ser fácil, não há tempo para trabalhar. Há 10 anos, tive a primeira crise, foi aí que tudo mudou. Com o artesanato, retomei parte da renda e o melhor, encontrei uma terapia”, explicou Joseana.

Atualmente, o projeto "Artesão nota 1000" agrega 36 pessoas. Os insumos para a confecção das peças, como bonecas de pano, bijuterias, tapetes, artigos de biscuit são doados por empresas.

“Temos patrocínio para o material e a capacitação dos nossos pacientes é totalmente voluntária. Nas Feiras, a renda é revertida às obras sociais e à própria entidade, mas muitos passaram a vender nas redes sociais, por encomenda, e isso ajuda na renda familiar”, pontuou Joseana.