MENU

BUSCA

Belém lidera crescimento da aviação no Norte, que movimentou 5,5 milhões de passageiros no semestre

Belém lidera movimentação de passageiros na Região Norte, com quase 1,9 milhão no semestre; expectativa é de alta no segundo semestre com a COP 30

Thaline Silva

A Região Norte do Brasil registrou a movimentação de mais de 5,5 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais no primeiro semestre de 2025. O número representa um crescimento de quase 7% em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre os terminais da região, o Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans), no Pará, foi o que mais recebeu passageiros no período, totalizando 1.882.276 viajantes — um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior. A capital paraense se destaca como o principal polo aéreo do Norte e deve registrar fluxo ainda maior no segundo semestre, impulsionado pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro.

VEJA MAIS 

Empresa começa a vender passagens para a nova rota direta ligando Belém a Bogotá
Vão ser três voos semanais 

Voos nacionais aumentam 14% em maio e Brasil bate recorde em quantidade de viagens
Segundo a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), a redução nos preços é um dos fatores para o aumento no número de viagens

A movimentação de passageiros também foi expressiva em outros terminais da região. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), apresentou um crescimento de quase 15% no número de passageiros, passando de 1.333.922 para 1.526.614 no comparativo anual. Já em Palmas (TO), o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues registrou avanço de quase 10%, com 354.725 embarques e desembarques no semestre.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o desempenho dos terminais do Norte acompanha a tendência de crescimento da aviação civil brasileira como um todo, que teve alta de 10% no mesmo período.

Expansão nacional ultrapassa 61 milhões de passageiros

O Brasil movimentou 61,8 milhões de passageiros entre janeiro e junho deste ano, frente aos 56,2 milhões do primeiro semestre de 2024. Para o diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias, Daniel Longo, o crescimento é reflexo de uma economia nacional em expansão e de investimentos federais em infraestrutura aeroportuária na região.

“O Norte é uma região estratégica para o desenvolvimento nacional, e o governo federal tem concentrado esforços para dotá-la de uma moderna infraestrutura. Isso se reflete em melhores serviços para os passageiros e condições mais favoráveis para as companhias aéreas”, afirmou.

Juntos, os aeroportos de Belém, Manaus e Palmas foram responsáveis por mais de 3,7 milhões de passageiros no semestre, consolidando a importância da aviação regional como instrumento de integração, turismo e desenvolvimento econômico no Norte do país.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de Política e Economia