Barcarena recebe programa Cidade Empreendedora
Iniciativa do Sebrae em parceria com prefeituras busca apoiar a transformação econômica dos municípios, gerando emprego e renda.
Na manhã desta sexta-feira, em um clube na Vila dos Cabanos, o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, e o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, assinaram um contrato que permitirá a realização de ações do programa Cidade Empreendedora no município. A iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura prevê a implementação de um conjunto de estratégias focado em gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva e cooperativismo e crédito.
Barcarena é uma das 13 que receberão a segunda edição do programa no estado. Serão 18 meses de trabalho, com a oferta de 38 soluções e mais de mil horas de consultorias, aplicadas por consultores especializados. O Sebrae subsidiará 60% do valor financeiro a ser investido. A cerimônia de assinatura do contrato reuniu lideranças comunitárias, representantes de associações comerciais, empresários, secretários e políticos, entre eles o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Ogawa.
"Nós queremos capacitar os empreendedores já existentes e dar oportunidades para todos aqueles que ainda não têm um tipo de renda", disse o prefeito Renato Ogawa. Por isso, "existe um comprometimento de toda a gestão para que esse programa dê certo em Barcarena", completou Ogawa. "Nada melhor do que trazer o Sebrae, com o know how e a experiência que tem, para despertar o empreendedorismo em nossa população", finalizou o gestor.
Rubens Magno destacou a importância da parceria. "De mãos dadas com o poder público, fortaleceremos ainda mais os pequenos negócios e a economia do município, que tem grande vocação ao empreendedorismo”, declarou.
Os eventos de lançamento e assinatura do contrato do Cidade Empreendedora nos municípios são adaptados às normas sanitárias de prevenção à covid-19, com respeito ao número de participantes permitido, obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento e oferta de álcool em gel para a higienização das mãos.
O Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae para a apoiar a transformação econômica dos municípios por meio da implementação de ações estratégicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, gerando renda e empregos para as cidades.
Em 2021, o programa foi expandido para mais municípios brasileiros, com expectativa de que ele chegue a 1.150 cidades, de forma adaptada de acordo com o perfil, vocação e interesse de cada localidade. Nos últimos anos, ele foi aplicado em 510 municípios do país.
No Pará, o Cidade Empreendedora começou a rodar em 2019, com ações para o Ciclo 2019\2020 nos municípios de Moju, Canaã dos Carajás, Juruti, Parauapebas, Paragominas e Santa Izabel do Pará.
Palavras-chave