MENU

BUSCA

Alckmin: Entendemos que caminho com EUA não é olho por olho

Alckmin também confirmou que nesta sexta-feira, 14, ocorrerá uma reunião em nível técnico com os Estados Unidos.

Estadão Conteúdo

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, reforçou nesta quinta-feira, 13, a avaliação de que a taxação de 25% do aço importado pelos Estados Unidos é uma "medida equivocada", mas defendeu que o caminho do governo brasileiro não será "olho por olho" e sim focado no "ganha-ganha" do comércio exterior, citando diálogo e reciprocidade.

"E nós entendemos que o caminho não é olho por olho. Se fizer olho por olho, vai ficar todo mundo cego, porque o caminho é ganha-ganha. Comércio exterior é ganha-ganha. Eu sou mais competitivo numa área, eu exporto mais, ele é mais competitivo, exporta mais para mim e ganha o conjunto da sociedade. Esse é o caminho. Então, é reciprocidade e buscar o diálogo", afirmou Alckmin, repetindo que o Brasil não é um problema para os Estados Unidos, que tem superávit comercial nas trocas com o País.

VEJA MAIS

EUA não querem comprar mais da metade do alumínio do país do Canadá, diz secretário
Howard Lutnick voltou a reforçar a ideia do presidente dos EUA, Donald Trump, de que o país vizinho deve se tornar o 51º Estado norte-americano

Trump: se UE não remover tarifa de 50% a uísque, vamos tarifar bebidas alcoólicas da UE em 200%
"Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA", afirmou o presidente dos EUA

Alckmin também confirmou que nesta sexta-feira, 14, ocorrerá uma reunião em nível técnico com os Estados Unidos. Segundo ele, as conversas acontecem no âmbito do Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC). "É um acordo de cooperação técnica e econômica Brasil-Estados Unidos. Então, no âmbito da ATEC, começam as conversas e as negociações. Eu não participo", disse o ministro, que viajará junto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva amanhã a Sorocaba (SP). "Estou sempre mantendo ele a par das negociações", declarou.

Economia