MENU

BUSCA

Serviço do Google está sendo usado para que pessoas vejam parentes já falecidos

O Google Street View registra imagens de ruas por diversas cidades do mundo; ao pesquisar suas próprias casas, muitos encontram registros espontâneos de parentes e amigos já falecidos

Gabriel Mansur

Por muitas vezes, percorremos as ruas de cidades pelo Google Street View com curiosidade, para ver pontos turísticos ao redor do mundo, observar a a vizinhança no serviço do Google e também para conferir informações de locais para onde vão. Mas o recurso também ganhou uma utilidade diferente: permite que pessoas vejam parentes já falecidos. As informações são do Estadão.

VEJA MAIS

As buscas são feitas por pessoas do Brasil inteiro. Yasmin Ribeiro, de 19 anos, que aparece na imagem de capa da matéria, perdeu a mãe em março deste ano, mas uma imagem dela ainda está capturada na ferramenta do Google. “Dona Jakeline” aparece em frente ao portão da escola onde trabalhava.

“Ainda é uma ferida muito aberta. Fiquei feliz de ver ela ali registrada. Fiquei emocionada até em passar pelas imagens antigas e ver que o carro dela estava sempre parado ali na porta”, disse a moça de 19 anos.

Espontaneidade tem efeitos diferentes 

A funcionalidade do serviço de mapas tem um diferencial que é a espontaneidade. Julie Swets, especialista em nostalgia pela Universidade Cristã do Texas afirmou para o Estadão que lembranças de cenas cotidianas podem ser importantes para quem está na fase do luto. Uma foto posada e uma foto espontânea tem diferentes reações nas pessoas. 

Pesquisas mostram que pode haver alguma diferença em nossas reações a sentimentos nostálgicos, dependendo se procuramos intencionalmente a nostalgia ou algo em nosso ambiente desencadeia a emoção contra nossa vontade”, explicou a especialista. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Curiosidades