MENU

BUSCA

Gato prevê morte de pacientes em clínica; conheça a história de Oscar

Oscar ficou conhecido por se aproximar de pacientes que viriam a morrer poucas horas depois

Gabriel Mansur

O lar para idosos e centro de reabilitação Steere House, nos Estados Unidos, foi lar de um gato bastante curioso. Oscar ficou conhecido no mundo todo, servindo inclusive como inspiração para roteiro de filme, por conta de seu dom: prever a morte. Funcionários do lar para idosos afirmam que o gato previu a morte de mais de cem pacientes.

VEJA MAIS

Um médico do local, Joan Teno, afirmou que se convenceu de que Oscar previa as mortes após um caso específico. O médico percebeu que uma paciente estava com vários sinais de que iria falecer: não comia, respirava com dificuldade e as pernas tinham um tom azulado, sinal de que a morte estava perto. O gato, entretanto, não se aproximava.

O médico então acreditou que Oscar erraria pela primeira vez. O que aconteceu é que na verdade a previsão de Joan estava dez horas adiantada. Nas últimas duas horas de vida da paciente, o gato se aproximou do paciente e se juntou ao leito. 

A Steere House é um centro que cuida de pessoas com Alzheimer, Parkinson e outras doenças. Apesar da morbidez do costume de Oscar, “muitos familiares se sentiam consolados. Eles apreciavam a companhia que o gato fazia nas últimas horas da pessoa amada”, explicou o doutor David Dosa. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Curiosidades