MENU

BUSCA

Bacalhau é um peixe? Restaurante em Belém realiza evento sobre o produto e mostra o corte ideal

Processo de salga e 'cura' de algumas espécies de peixes dá origem ao bacalhau, tão consumido no tradicional almoço de Páscoa

O Liberal

Protagonista na mesa de Páscoa e em outras diversas celebrações, o bacalhau é uma das iguarias mais apreciadas quando se trata de pratos sofisticados, saborosos e especiais. Mas, afinal, o que é o bacalhau e por que costuma ter uma alta procura?

Bacalhau não é uma espécie de peixe

Bacalhau é o nome dado ao processo de salga e secura de peixes específicos. Segundo a legislação brasileira que regulamenta a venda e o consumo de bacalhau e outros peixes salgados, só é considerado bacalhau o processo de salga das espécies de peixe chamadas Gadus morhua (o famoso bacalhau do porto), Gadus macrocephalus e o Gadus ogac.

VEJA MAIS

Ele também pontua sobre a expectativa geral para a Páscoa 2024. Segundo o chef, o restaurante deve ter uma programação especial para atrair ainda mais os clientes durante o mês. “Esse período pré-Páscoa aumenta as vendas no nosso empório e de produtos como o bacalhau e o vinho. Além disso, trabalhamos para movimentar o salão. Devemos ter música ao vivo, decoração especial e promoções nas próximas semanas”, finaliza o chef Dedé.

Qual é o "bacalhau de primeira"?

O legítimo bacalhau é a salga e secura do peixe Gadus Morhua, o famoso bacalhau do porto. É considerado o mais nobre, maior, mais largo e com postas mais altas.

Possui cor que lembra o marrom, de tom uniforme quando salgado e seco; quando cozido, desfaz-se facilmente em macias lascas de sabor inconfundível. É o bacalhau recomendado no preparo de pratos da cozinha internacional.

Curiosidades