MENU

BUSCA

Vicente Cecim lança compilação de 'Viagem de Andara' em live nesta sexta-feira

A nova publicação reúne 18 desses livros em 1.238 páginas, incluindo três obras inéditas da saga

Enize Vidigal

Autor de livros publicados em Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina, México e São Paulo, o paraense Vicente Franz Cecim lança a compilação das aventuras do mundo ficcional de “Viagem a Andara  oO mundo invisível”, originalmente publicadas em 20 livros de sequência ao longo de 40 anos, a partir do ano de 1979 com “A água e a serpente”.

A nova publicação reúne 18 desses livros em 1.238 páginas, incluindo três obras inéditas da saga. O lançamento será nesta sexta-feira, 18, em live nas redes sociais às 21 horas.

Em 1988, a primeira obra reunida com sete livros de Andara conquistou o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O jornalista e escritor de 74 anos já havia sido agraciado pela APCA em 1980 com o Prêmio Revelação de Autor pelo livro “Os animais da terra”.

Ainda, Cecim recebeu Menção Especial no prêmio Internacional Plural no México, em 1981, com o texto original “A noite do Curau” publicado no livro “Os jardins e a noite” – esse título republicado em edição bilíngue na França, no ano passado. Ainda, em 2001, a crítica portuguesa reconheceu “Ó grande Serdespanto” como o segundo melhor lançamento do ano naquele país.

O lançamento virtual de “Viagem a Andara oO mundo invisível reunião de 18 livros visíveis e Andara” será apresentado no Talk Show com Vocês, do poeta paraense Franciorlyz ViannZa, que será transmitido pelo Facebook dele e também de Vicente Cecim, assim como em páginas de grupos de literatura na mesma rede social. O lançamento físico está previsto para a próxima edição da Feira Pan-Amazônica do Livro.

O mundo mágico de Andara é livremente inspirado na floresta Amazônica e resultado de 40 anos de trabalho do autor. “Eu concebi um livro (conjunto de Andara) que chamei de livro invisível porque é imaginário. Não sou eu, Vicente Franz Cecim, que escrevo. Criei o autor imaginário Cecim da AmazoOnia (nome com o qual assina os livros). Dentro desse livro, escrevo os livros de Andara, que são visíveis”, explica o autor.

Cecim levou dois anos organizando, revisando e repaginando os livros de Andara para essa grandiosa publicação, que teve a revisão final da Editora Pakatatu e foi impressa em São Paulo. O exemplar pesando 2,2 quilos é considerado de colecionador com apenas 300 exemplares impressos.

Além dos 18 livros de Andara já lançados, Cecim incluiu três livros inéditos concebidos nos últimos três anos, o que torna a nova publicação ainda mais completa. Os novos livros s têm o tema geral “oniá”, palavra mágica usada no ritual dos personagens de Andara para tomar a bebida amarga que os leva a enxergar além do visível.

São eles: “Oniá um Lugar cintilante”, “oO Círculo suas Rendas de Fogo” e “Oniá”. “É a primeira vez que Andara foi reunida em uma obra tão extensa”, destaca. C ecim também criou a capa e contra-capa do novo livro.

As vendas estão sendo realizadas nas livrarias e sites das editoras Letra Selvagem e Pakatatu, pela plataforma de crowdfuding Catarse e também pessoalmente com o autor, que autografa os exemplares e pode ser contatado pelas redes sociais. Informações pelo Whatsapp (91) 98036-3651.

Cultura