MENU

BUSCA

Tradição: religião reforça importância de São Cosme e Damião para as crianças

Karol Rodrigues fala sobre a relevância da data para as religiões de matriz africana

Thainá Dias

Nas tradições da Igreja Católica e dos espíritos erês, das religiões afro-brasileiras, hoje e amanhã são dias de prestar homenagem a São Cosme e Damião. Seguindo hábitos e costumes, as pessoas cultuam a tradicional distribuição de bombons. Karol Rodrigues, pertencente a umbanda, fala um pouco mais sobre a data segundo os preceitos da religião e os costumes a serem seguidos.

Para Karol, conhecida como Karol D'oya, “os Erês são fonte de energia e renovação. Eles despertam em nós nossa mais pura essência, vontade de progredir e de buscar a felicidade plena. Esses sentimentos são oriundos do nosso verdadeiro eu, que acabamos reprimindo durante nosso crescimento, mas que os Erês conseguem enxergar e farão o possível para que você relembre o verdadeiro significado de viver. Por isso, esta data é uma das maiores festas da nossa casa, onde temos os custos mais altos por saber da importância que as crianças que são os erês tem em nossas vidas. Então, trabalhamos para que a gente possa distribuir essa alegria para nossa comunidade, louvando ao sagrado, aos orixás e a Ibejis”, destacou.

A data também é cheia de musicalidade, “nós chamamos de ponto o que a comunidade externa chama de música. Os pontos são fundamentais para a manutenção da energia durante o trabalho.  Os erês vem buscar a sinceridade, a pureza então essa é a importância dos pontos (música), contar aquela história, ele vem porque a energia mais pura que se tem, é a energia direta do orixá”, explicou.

Karol destacou ainda que essa data é de suma importância para a Umbanda Sagrada. “Nossos erês gostam da simplicidade como a alma das crianças. Eu gostaria de pedir as pessoas que descem mais oportunidades em conhecer as religiões de matriz africana. São religiões sérias que merecem o devido respeito. Somos uma religião séria, que luta em prol da caridade, infelizmente algumas pessoas de má índole acabam por manchando a reputação da religião de forma geral, mas eu queria muito poder mostrar a verdadeira essência por trás das nossas crenças. E nesse dia, levar alegria para essas crianças já mostra uma boa parte disso”, concluiu.

Cultura