CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Theatro da Paz reabre revitalizado com programação cultural especial

A centenária casa de espetáculos do Pará abre as portas com grandes novidades e muita música

O Liberal

Viva a arte! A partir do dia 22 até o dia 31 de agosto, o Theatro da Paz estará novamente de portas abertas para receber o público com uma extensa programação cultural, após nove meses fechado para obras de restauro e revitalização. O evento promovido pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), terá entrada franca, com distribuição de 300 ingressos, que poderão ser trocados por 1kg de alimento não perecível a partir de 2h antes do início dos espetáculos. As doações serão entregues a moradores dos Territórios pela Paz (TerPaz).

De acordo com a Secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, "o compromisso do governo com a preservação do patrimônio histórico é um esforço permanente. E o nosso 'Da Paz' vem recebendo essa atenção desde o início da gestão, com o investimento emergencial de quase R$ 1 milhão na cobertura, logo que entramos, em 2019. Com esta obra completa de revitalização entregaremos ao público um Theatro da Paz mais inclusivo, acessível e adaptado à dinâmica da economia criativa, presente nos equipamentos culturais deste porte. É também um passo muito simbólico na retomada gradual das atividades culturais", ressaltou a secretária.

Segundo o diretor do teatro, Daniel Araújo, o “Da Paz é certamente o maior símbolo cultural do patrimônio material do Pará. Um teatro-monumento, primeiro teatro de ópera do Norte do País e um dos cinco primeiros do Brasil. Com 143 anos de idade e toda essa importância simbólica, o TP precisava, após sua completa revitalização, de uma programação de reabertura à sua altura. Foi então que chegamos a nove dias de programação, abrangendo várias linguagens artísticas como: ópera, canto lírico, teatro, música de concerto, ballet, música popular (Jazz) e o canto coral”, explicou.

Ainda segundo Daniel, “em um estado com tantos talentos e com uma diversidade cultural enorme, a tarefa de selecionar artistas e grupos artísticos para essa programação não foi fácil, mas ao final chegamos a uma programação de altíssimo nível, compatível com os palcos do nosso querido teatro, que reabre suas portas novinho em folha, com um novo Café da Paz, novas salas de ensaio e nova iluminação externa pra deixá-lo bem vestido por dentro e por fora, como ele merece e como nosso povo merece”, ressaltou.

As obras de restauro e revitalização começaram em novembro de 2020 e receberam investimento de R$4,5 milhões. As intervenções realizadas incluem a revitalização da fachada, restauro completo do forro das varandas, pinturas internas e pinturas especiais, reforma do forro, reforma e limpeza de pisos, substituição das palhinhas das cadeiras, reforma das instalações elétricas, tratamento de esquadrias, revitalização total do Café da Paz, reforma completa dos banheiros com instalação de elementos decorativos inspirados nos detalhes artísticos do Theatro da paz, vestiários e sistema de proteção contra incêndio.

Também foram criadas duas novas salas de ensaio com tratamento acústico, execução de inovador projeto luminotécnico que vai garantir iluminação em todas as fachadas, a revitalização das calçadas em pedra de lioz e a criação da Boutique da Paz, que vai comercializar produtos artísticos inspirados no Theatro da Paz.

 

Programação cultura especial

A abertura ocorre no domingo (22), às 20h, e contará com uma homenagem aos profissionais da área da saúde e às vítimas de covid-19 no Pará, além de uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Para este dia, serão distribuídos cem ingressos para o público. Na terça (23), o Grupo Experiência encena o espetáculo de teatro “A pensão da D. Cotinha”. Já no dia 24, quem se apresenta é o Coro Carlos Gomes.

Para a regente do Coro Carlos Gomes, Maria Antônia Jimenez, o sentimento é de gratidão. “Gratidão pela direção, pela produção ter nos colocado nessa programação. Vamos representar a música coral do estado. É uma das casas mais lindas do Brasil, então é uma honra para o Carlos Gomes. O público pode esperar o nosso melhor nesse retorno ao vivo, vamos levar músicas brasileiras, um trabalho feito com muito carinho como sempre para todos aqueles que vão nos prestigiar com alegria. É um evento que vai misturar o melhor da música brasileira com toda emoção. Se a gente conseguir que as pessoas sintam prazer, sintam emoção, então nossa tarefa terá sido cumprida", enfatizou a regente.

Na quarta-feira (25), o foyer recebe três sessões de canto lírico apresentadas pelos alunos do III Curso de Formação em Ópera do Theatro da Paz, às 17h, 18h e 19h. Também no foyer, será realizada a abertura da exposição imersiva “Ópera Viva - 20 Anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz”. Já a apresentação do Balé Coppélia acontece em dois dias seguidos, 26 e 27 de agosto, sempre às 20h. A Amazônia Jazz Band (AJB) sobe ao palco no sábado (28), às 20h. Não haverá programação no domingo (29).

Segundo Eduardo Lima, regente auxiliar da Amazônia Jazz Band, é uma honra voltar aos palcos do teatro mais uma vez. “É uma honra muito grande para a Amazônia Jazz Band participar desse evento. Estamos na expectativa dessa reabertura da grande casa de música chamada Theatro da Paz, vamos estar lá com um show muito especial para o nosso público. Estamos voltando ao normal depois de um período difícil de pandemia, então nossa alegria é dar nosso melhor para nosso público que sempre lota o teatro. Queremos levar música de qualidade para nossa população que merece nosso carinho e nossa gratidão. Será um grande espetáculo", afirmou.

Na segunda-feira (30), serão realizadas duas sessões da ópera Die Abreise, uma às 16h, exclusiva para as custodiadas e custodiados, agentes prisionais e familiares; e outra às 20h, para o público em geral. A montagem da ópera inclui figurinos criados por homens apenados na Colônia Penal no Complexo de Americano, mulheres do Centro de Recuperação Feminino e pessoas LGBTQIA+ do Centro de Triagem Metropolitano II, que participam do projeto Sons de Liberdade, uma iniciativa da Secult em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Para encerrar, no dia 31, às 16h, o Colegiado de Dança do Pará apresenta quatro espetáculos de dança. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA