MENU

BUSCA

Zé do Caixão é tema de especiais na televisão e internet

Canais Space e Brasil trazem programação em homenagem ao nome imortalizado por José Mojica Marins

Redação Integrada de O Liberal

Conhecido como o pai do terror no Brasil, o cineasta José Mojica Marins dedicou a vida ao gênero que o consagrou mundialmente. Ele faleceu na quarta-feira, 19, aos 83 anos, em decorrência de uma broncopneumonia, e recebe homenagens de dois canais fechados de televisão.

Uma das mais relevantes personalidades do cinema nacional, José Mojica Marins e seu icônico personagem Zé do Caixão se tornaram figuras indispensáveis do horror brasileiro. Em 2015, criador e criatura ganhou sua primeira série nacional, no canal Space. Como uma homenagem ao "pai do terror", esta série foi disponibilizada no Youtube do canal.


"Esta foi a primeira série de ficção do canal Space Brasil. Foi escolhida a dedo tendo como objetivo homenagear um dos maiores cineastas brasileiros, mostrando seu processo de criação e produção. Nada mais justo nesse momento do que disponibilizar essa homenagem para todo público. Matheus Nachtergaele teve uma interpretação irreparável, emocionando o próprio Mojica em uma visita ao set", conta Silvia Fu, Diretora Sênior de Conteúdo da Turner Brasil.

A produção 'Zé do Caixão' foi inspirada na biografia de Mojica, 'Maldito - A Vida e o Cinema de José Mojica Marins', escrita em 1998 pelos jornalistas Ivan Finotti e André Barcinski. O próprio Barcinski assina o roteiro do seriado, juntamente com Ricardo Grynszpan e o diretor Vitor Mafra (do longa Lascados).

Com seis episódios de 45 minutos cada, a série foca na figura de Mojica e sua carreira no cinema, mostrando as filmagens e dificuldades das produções do cineasta, além de contar paralelamente como era sua vida pessoal e a relação com elenco, produtores e equipe dos longas. Cada capítulo do programa é dedicado a um de seus filmes, incluindo Ritual dos Sádicos e À Meia-Noite Levarei sua Alma, que traz a primeira aparição do personagem Zé do Caixão.

O premiado ator Matheus Nachtergaele foi o escolhido para interpretar Mojica em toda a série. Completam o elenco Felipe Solari, que vive um produtor chamado Mário Lima, e Maria Helena Chira, conhecida por suas atuações nas novelas Ti Ti Ti e Sangue Bom, como a atriz Dirce Morais. Os pais de Mojica também aparecem no seriado e foram interpretados por Anamaria Barreto (O Casamento de Romeu e Julieta) e Walter Breda (Amores Roubados).

O primeiro episódio é focado na produção do western brasileiro, A Sina do Aventureiro onde vemos Mojica antes de se tornar seu personagem icônico. Depois acompanhamos sua transformação em À Meia-Noite Levarei sua Alma e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver.

Os três últimos capítulos mostram a fase mais transgressora do cineasta, com a trinca O Ritual dos Sádicos (também conhecido como O Despertar da Besta), Perversão e 24 Horas de Sexo Explícito, que apresenta a primeira cena de zoofilia do cinema nacional.

A produção começou no dia 9 de março de 2015, em São Paulo, e contou com gravações no Bom Retiro, Cine Olido e outros espaços da capital paulista e da cidade de Paranapiacaba.

Canal Brasil

Ao longo da carreira, José Mojica dirigiu mais de 40 filmes e atuou em mais de 50 produções. Como ator, protagonizou filmes como “O Despertar da Besta” (1970), “Exorcismo Negro” (1974) e “Encarnação do Demônio” (2008), entre outros clássicos do horror nacional, além de apresentar, por sete temporadas, o programa “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, no Canal Brasil.

Para homenagear essa personalidade fundamental do cinema brasileiro, o Canal Brasil vai exibir em sequência os cultuados longas “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964) e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967), na madrugada de segunda para terça, 25 de fevereiro, a partir da 0h45.

Além disso, no Canal Brasil Play está disponível a sexta temporada de “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, atração apresentada por Mojica entre 2008 e 2014 no canal, e uma entrevista dele ao programa "No Divã do Dr. Kurtzman". Os dois estão liberados também para não assinantes.

No YouTube do Canal Brasil, os fãs do cineasta poderão conferir três episódios do talk show “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, nos quais ele entrevista Alessandra Negrini, Alexandre Frota e Elza Soares.


Para os assinantes da Net/Claro (Now) e Vivo TV, estarão disponíveis no VoD os títulos “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1963), “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1966), “Estranho Mundo de Zé do Caixão” (1967), “O Despertar da Besta – O Ritual dos Sádicos” (1969), “A Estranha Hospedaria dos Prazeres” (1976), “Inferno Carnal” (1977) e “Delírios de um Anormal” (1978).

Televisão