MENU

BUSCA

TV Cultura exibe o longa 'A Guerra dos Paulistas', sobre a Revolução de 1932

Produção tem a participação de Caco Ciocler e narração de Selton Mello e traz depoimentos de sobreviventes

Nesta quinta-feira 9, data em que é celebrada a Revolução Constitucionalista de 1932, a TV Cultura leva ao ar o documentário A Guerra dos Paulistas, dirigido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

A produção, uma parceria entre a emissora e a Buriti Filmes, traz um panorama desse evento histórico que marcou a história da democracia brasileira. Parte de uma programação especial promovida pela TV Cultura, intitulada São Paulo, Sempre à Frente de seu Tempo, vai ao ar às 20h15.


O filme apresenta a história do movimento liderado pelo Estado de São Paulo contra o regime ditatorial instaurado por Getúlio Vargas, em 1930, e a favor da convocação de uma Assembleia Constituinte. Em linguagem acessível e ritmo envolvente, ele mostra a saga dos paulistas que, armados, foram às ruas em defesa dos diretos democráticos, além de responder a questões-chave, como 'por que essa guerra aconteceu?', 'quem participou?', 'como a guerra acabou?' e muitas outras.

A Guerra dos Paulistas, agora remasterizado e convertido em 4k, conta com imagens de arquivo e um roteiro ficcional, escrito por Luiz Bolognesi. Com participação de Caco Ciocler e narração de Selton Mello, a produção também exibe depoimentos de ex-combatentes de uma das mais violentas guerras da América no século 20.

Televisão