Teatro perde Antunes Filho, um dos mais importantes diretores do Brasil
Pelas redes sociais artistas como Paulo Betti, Sônia Braga, Matheus Nachtergaele e Walcyr Carrasco se manifestaram
Após a música popular brasileira, foi a vez do teatro entrar em luto com o falecimento na noite desta quinta-feira (2) do diretor José Alves Antunes Filho, mais conhecido como Antunes Filho, considerado pela crítica especializada um dos principais nomes do teatro brasileiro. O diretor faleceu aos 89 anos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Antunes Filho foi preparador de muitos atores e atrizes importantes. Pelas redes sociais, muitos lamentaram a perda e agradeceram o mestre.
Antunes Filho foi internado no Hospital Sírio-Libanês, há cerca de duas semanas, após sentir um mal-estar. Após passar por exames, o diretor foi diagnosticado com câncer de pulmão em estágio avançado. O velório começou às 8h no Teatro Sesc Anchieta, no Sesc Consolação, e é aberto ao público. O corpo de Antunes Filho será cremado em uma cerimônia fechada na Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo.
Pelas redes sociais o autor de novelas Walcyr Carrasco disse que o teatro brasileiro está de luto. "Sem dúvida, um dia triste para o mundo das artes. Hoje quem nos deixou foi Antunes Filho, um dos maiores diretores teatrais do Brasil. Meu abraço e meus sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz!", falou.
Adeus Antunes Filho! Sua direção em Macunaíma ficará pra sempre na minha memória! Viva o Teatro! RIP
Uma publicação compartilhada por Paulo Betti (@paulobetti) em 2 de Mai, 2019 às 6:47 PDT
O apresentador e jornalista Marcelo Tas foi outro que lamentou a perda. "Foi-se Antunes Filho, mestre que me iniciou nas artes, assim como fez tantos outros atores, atrizes, autores e diretores de teatro. Gratidão, Magrão", declarou.
"Descanse em paz, mestre", foi como a atriz internacionalmente conhecida Sônia Braga se despediu do amigo. O ator Paulo Betti lembrou da construção de "Macunaíma". "Adeus Antunes Filho! Sua direção em Macunaíma ficará pra sempre na minha memória! Viva o Teatro!", apontou. O ator Matheus Nachtergaele lembrou que começou no CPT, fundado por Antunes Filho. "Minha primeira aula de ator, meu primeiro contato com a grande arte e meu primeiro amor. Mestre terrível, Antunes formava seus atores com a ciência quântica e febril de quem sabe a função social do ator de teatro. Antunes me obrigou a decidir ser um ator bailarino e consequente", disse o ator.
Antunes Filho ganhou destaque e prestígio como diretor teatral ao montar "Macunaíma", baseado na obra de Mário de Andrade, em 1978. Ao longo da vida, o diretor passou por grupos importantes do teatro brasileiro como a companhia Pequeno Teatro de Comédia na década de 1950, trabalhou com Nelson Rodrigues, mas ficou mais conhecido por criar o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) uma escola de formação por onde passaram importantes nomes do teatro nacional. Antunes Filho era conhecido pela disciplina com os atores e por sempre buscar a perfeição.