MENU

BUSCA

‘Sereno’ une a musicalidade do Pará e Rio Grande do Norte pelo Carimbó

‘Sereno’ é fruto da parceria do cantor Íris da Selva e o cantor e compositor Letto. A música de trabalho dos dois fará parte do EP da dupla, a ser lançado em 2023

Emanuele Corrêa

O cantor Íris da Selva trouxe um presente de Natal aos fãs paraenses com o lançamento do single "Sereno", em parceria com o cantor e compositor do Rio Grande do Norte, Letto. A música de trabalho dos dois fará parte do EP da dupla, a ser lançado em 2023. A nova canção foi divulgada no último domingo, 25.

Íris conta que a musicalidade do Pará e do Rio Grande do Norte misturam elementos comuns da arte que ambos produzem. "'Sereno' é uma parceria que nasceu a distância, entre dois compositores que carregam consigo a vontade de deixar a poesia sempre nortear seus caminhos [e que] se permitiram dialogar, através da ponte virtual para misturar entre si e fazer nascer uma sonoridade repleta de carimbó aliada à solos de guitarra quentes resultando num frescor tropical com influências psicodélicas", declarou.

"Desde que eu comecei a vivenciar carimbó, tudo que eu faço costuma passar por essa estética. Jogo um acorde e já me vem carimbó na cabeça. Sinto que meu processo criativo mantém uma via larga pro carimbó, então eu sinto mais facilidade em compor, embora eu seja muito exigente no que dizer e como dizer, qual melodia e tudo mais. No caso de 'Sereno', Letto também têm referências de carimbó, então ficou mais fácil ainda de compor essa música", arguiu.

Os artistas se conheceram no palco do Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci no ano de 2019, mas somente no final de 2022 é que de fato a parceria veio se formalizar. "No início a gente trocou uma ideia e o Letto me mostrou a primeira estrofe de 'Sereno'. Eu assimilei o som, a ideia e devolvi com mais uma parte da música. E foi assim até finalizar a composição e chegar no que a música é hoje", disse.

"Uma das coisas mais interessantes nesse processo de composição é que felizmente a tecnologia nos ajudou nessa parceria. É um trabalho de confiança também. [Logo mais estará] em todas as plataformas: Spotify, Deezer, Youtube music, Apple music", complementou.

A produção do single e gravação começou no Rio de Janeiro e em Belém, mas também contou com apoio de Leandro Dias no Estúdio Espaço Ipiringa para mixagem e masterização. "Após a canção ter corpo e estrutura, Letto iniciou a produção e gravação no Rio de Janeiro, e [eu], em Belém no estúdio Budokaos, após os arranjos tomarem forma", contou Íris.

O artista deixou algumas indicações de artistas que o inspiram e que gostaria de indicar ao público o trabalho: "Mestre diquinho do Marajó, que sempre foi uma ótima influência para o carimbó que eu faço. Mestre Zezinho também e no geral a própria sonoridade do carimbó do Marajó. Acho que vale a pena ouvir e conhecer. Tem Felipe Alien, Borblue, Batucada Misteriosa, Mateus Moura, Larissa Medeiros, todes artistas que têm trabalhos muito bons lançados nas plataformas digitais e que vale a pena conhecer", finalizou.

 

Serviço

Lançamento: “Sereno”, música dos cantores Íris Selva e Letto

Data: domingo, 25.

Onde: Spotify, Deezer, Youtube music, Apple music.

Cultura