Sarau Tecer o Rio tem segunda edição com música e poesia no Centro Cultural Banco da Amazônia
Com mediação da jornalista e escritora Carmen Palheta, o sarau ocorre das 18h às 21h
A segunda edição do Sarau Tecer o Rio acontece nesta sexta-feira, 25 de setembro, no Centro Cultural Banco da Amazônia, em Belém. O evento reúne música, poesia e literatura, promovendo um encontro dedicado à criação autoral e à troca entre artistas, escritores, leitores e a comunidade.
Com mediação da jornalista e escritora Carmen Palheta, o sarau ocorrerá das 18h às 21h. O público contará com a participação do poeta Antônio Juraci Siqueira e do músico Renato Torres, além de outros artistas e escritores como Edir Gaya, Edson Coelho, Jeová Barros, Josette Lassance, Danielle Fonseca, Mainumy Beijaflô e Victor Peres.
A programação incluirá apresentações musicais, leituras de poemas e textos autorais, valorizando obras de outros autores paraenses. O público terá a oportunidade de participar ativamente, por meio do microfone aberto, destinado à leitura de poemas e contos curtos.
Objetivo do Sarau Tecer o Rio
Segundo Carmen Palheta, o Tecer o Rio foi idealizado como um espaço de acolhimento e estímulo à produção literária, aproximando diferentes públicos da cena artística de Belém e de municípios da região. “O evento se propõe a ser esse tecido sobre o qual se pode navegar pela poesia como meio de fortalecimento de vínculos tão necessários para desenvolver e nos devolver a sensibilidade do olhar”, explicou a jornalista.
Sucesso da Primeira Edição e Compromisso Cultural
Esta edição de sexta-feira é a segunda de uma série de encontros que serão realizados nos próximos meses no Centro Cultural Banco da Amazônia. A primeira, ocorrida em agosto, já havia reunido um grande público em torno da poesia e da produção literária.
Entre os participantes da última edição estava a bibliotecária Socorro Silva, que enfatizou a importância do encontro para quem se identifica com a literatura. “Eu fiz todo o possível para vir porque o que me move, o que me fascina é esse movimento da poesia”, afirmou Socorro após o evento.
Para a gerente do Centro Cultural, Ana Amélia Fadul, a iniciativa reforça o compromisso da instituição em oferecer um espaço aberto às diversas manifestações artísticas. Ela ressaltou que o objetivo é garantir o acesso gratuito à cultura para a população.
“Queremos sempre oferecer um espaço plural, onde qualquer cidadão possa ter acesso livre à arte e à literatura, em suas tão variadas formas. Viabilizar a realização do Sarau é mais um passo importante nesse sentido”, destacou Ana Amélia.
Programação Cultural Complementar no Fim de Semana
A programação cultural do Centro Cultural Banco da Amazônia continua no sábado, 26 de setembro, às 11h. A atriz Ester Sá apresentará a contação de histórias “A Pereira da Tia Miséria”, uma narrativa da tradição oral universal, com origem na Península Ibérica.
A história acompanha Tia Miséria, dona de uma pereira cujos frutos são constantemente roubados. Após receber uma visita inesperada, ela encontra uma maneira de transformar essa situação. A atividade é voltada para crianças e adultos.
No domingo, 27 de setembro, das 10h30 às 13h30, será realizada a oficina “Curadoria e Escrita de Projetos Culturais”. A capacitação será ministrada por Shannon Botelho, curador da exposição “Povos Amazônicos Não Morrem, Viram Semente”, atualmente em cartaz no Centro Cultural Banco da Amazônia.
A oficina é voltada a pessoas interessadas em conhecer melhor as práticas curatoriais e os processos de elaboração de projetos culturais. A proposta é apresentar ferramentas que possam ser utilizadas em diferentes contextos profissionais e institucionais.
Destinada a maiores de 18 anos, a oficina não exige experiência prévia específica. As inscrições estão disponíveis pelo formulário indicado na bio do Instagram @abstrataproducoes.
Serviço
- Evento: Sarau Literário Tecer o Rio
- Local: Centro Cultural Banco da Amazônia
- Endereço: Avenida Presidente Vargas, 800, Campina, Belém
- Horário: 18h às 21h
- Entrada: Gratuita
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA