MENU

BUSCA

Rotary Club de Belém das Artes realiza leilão beneficente em alusão ao Dia das Mães

Evento “Amazon Arte” reuniu diversas obras de artistas da região e irá reverter o valor da venda à projetos sociais apoiados pelo clube

Juliana Maia

O Rotary Club de Belém das Artes realizou, nesta quinta-feira (8), a segunda edição do “Amazon Arte”. O evento beneficente leiloou 22 obras, que terão a renda revertida a projetos sociais apoiados pelo clube. Artistas como Walda Marques, Rose Maiorana e Andréa Noronha tiveram suas peças leiloadas esta noite, no restaurante Famiglia Sicilia, na iniciativa que reuniu artistas e apreciadores para um intercâmbio enriquecedor.

VEJA MAIS

Rotary Club de Belém das Artes promove Leilão de Arte Beneficente em homenagem ao Dia das Mães
“Amazon Arte II” disponibiliza mais de 20 obras a leilão no Famiglia Sicilia, em Belém

Solidariedade: Atletas do All Star Rodas recebem cestas doadas pelo Rotary Club
Entrega será no estádio Mangueirão, quinta-feira (3), pela manhã

Esta edição do “Amazon Arte” teve curadoria da artista Andréa Noronha e coordenação do arquiteto Michell Fadul. O leilão foi realizado com o intuito de valorizar a arte amazônica, além de arrecadar fundos para projetos de educação, inclusão social e apoio à erradicação da poliomielite por meio do Rotary International. O clube, presidido por Patrícia Oliveira e Fábio Sicilia, é um parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (IGEP) e já conseguiu contribuir para a imunização de mais de 2,5 bilhões de crianças em todo o mundo.

"O Rotary traz projetos muito importantes e junta as várias linguagens artísticas em uma causa social. Aqui temos tantos artistas da terra, com qualidade artística, se reúnindo para isso. O 'Amazon' nasceu ano passado e nós também cooperamos nos projetos internacionais. Dentro dos nossos próprios projetos, temos, por exemplo, o projeto de Natal, uma ação bucal para as comunidades, que são realizadas por meio destas arrecadações", diz a presidenta.

Segundo Fábio Sicilia, a iniciativa dos integrantes traz um retorno positivo dentro da sociedade. "Esse leilão foi uma ideia do nosso grupo, que trabalha a arte como mudança social. É uma forma de sensibilizar pessoas que têm uma possibilidade econômica maior de auxiliar, por meio da cultura, as pessoas mais vulneráveis. O recurso todo é revertido para ações filantrópicas", diz o vice-presidente do Rotary.

Além da iniciativa beneficente, o evento promoveu uma fusão de diversas linguagens artísticas. Ao longo da noite, os convidados puderam prestigiar shows musicais de Patrícia Oliveira, Adriana Azulay, Thais Carneiro, Humberto Azulay, Robenare Marques e Bruno Portugal. Também foi realizado um recital de poesias com Matheus Pantoja e uma apresentação dos bailarinos do Centro de Dança Ana Unger.

Andréa Noronha, além de fazer a curadoria do leilão, doou uma de suas telas para a ação. O trabalho traz na pintura uma arara e faz parte das várias manifestações artísticas presentes no jantar. Ela acredita que esta ação é uma oportunidade extraordinária para a troca de experiências, além de uma plataforma para a inovação artística. Para a artista, incluir diferentes formas de expressão resulta no aumento do alcance do evento.

"Esta edição dá continuidade ao projeto do Rotary de valorizar diversas categorias de artistas. É uma oportunidade de mostrar para o público que as artes podem ser um veículo de fomento para a inclusão social", complementa.

Cultura