MENU

BUSCA

Rose Maiorana encanta em 'aFLORAr'

A segunda exposição da artista plástica e empresária enche os olhos em cores e formas botãnicas.

Enize Vidigal

As flores, folhas e árvores da floresta Amazônica ganharam cores vibrantes sob o olhar da artista plástica e diretora comercial do Grupo Liberal, Rose Maiorana, que realizou a vernissage da nova exposição “aFLORAr”, na noite desta quarta-feira, 10, na galeria do Museu de Artes Brasil-Estados Unidos (Mabeu), do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), em Belém. A mostra reúne 54 telas, aponta o curador Sérgio Oliveira.

 “É uma exposição bem viva. Ela aflora os sentidos de quem visita, em todos os aspectos. A artista sabe harmonizar as cores, que conversam entre si. As telas têm uma cronologia, que inicia no aspecto figurativo e evolui para o abstrato”, avalia a analista artístico-cultural do Mabeu/ CCBEU, Ana Laura Figueiró. “Agradeço à Rose Maiorana que nos contemplou com essa bela exposição”, declarou Lincoln José da Gama Costa, presidente do Conselho de Administração do CCBEU.

Em paralelo às telas dos exemplares botânicos assinados por Rose, a artista abre a mostra com uma intervenção sobre a fotografia de uma paisagem ribeirinha - de autoria do fotojornalista Tarso Sarraf - que ganhou um QR Code para o acesso da obra em realidade aumentada para a surpresa dos visitantes. Vários artistas prestigiaram a abertura da exposição. 

“Espero que as pessoas gostem muito. A minha expressão foi essa: pensei no meu pai, na minha mãe e nos meus irmãos, que sempre me deram força para fazer uma exposição. Resolvi fazer uma exposição bem alegre, bem colorida, que todo mundo saia daqui com um astral bom”, revela Rose Maiorana. Ela apresenta o videocast "Lib Art", no qual entrevista artistias plásticos, no portal O Liberal.

“A Rose já pinta há muito tempo, mas pintava como hobby. Na primeira exposição – “Explosão de Cores”, em dezembro de 2021 - ela buscou se profissionalizar e, nessa segunda exposição, ela traz outra perspectiva com um trabalho de pesquisa. A exposição toda é um convite a um passeio no jardim, de como ela enxerga a flora e o meio ambiente. Ela ainda tem muito ainda para mostrar e nos surpreender”, destaca o curador.

O comunicador visual Aurélio Oliveira, que assina o catálogo da mostra, observa que o próprio nome da exposição faz alusão ao emergir da arte de Rose Maiorana. "Essa exposição reúne o ambiente amazônico, a memória afetiva de Rose e a preocupação dela com o meio ambiente", ressalta.

Celebração

“Fico muito satisfeito, sou fã dela, não só por ser irmã, mas pela artista plástica que ela é”, elogia o presidente do Grupo Liberal, Ronaldo Maiorana. “O Liberal tem o dever e a obrigação de apoiar toda a cultura do Pará, um estado que tem uma cultura riquíssima, seja em Belém, em Bragança, em Santarém, no Marajó ou no Sul do Pará”, completa.

Já a vice-presidente, Rosângela Maiorana, observa: “A Rose tem evoluído bastante e está encontrando o estilo dela de personalidade própria”.

Os artistas membros do Conselho Curador do Mabeu, também elogiaram a exposição: “O trabalho de Rose traz a vibração cromática interessante após o longo período em que os espaços estiveram fechados (devido à pandemia). É um momento bacana para a arte na cidade ser retomada em grande estilo”, disse Jorge Eiró, enquanto Geraldo Teixeira ressaltou que as cores das telas da empresária “prestigiam Belém com boas vibrações”.

A mostra tem o patrocínio de Francelino Neto Advocacia Criminal, Sá Souza Advocacia e NC Story.

Agende-se:

Exposição "aFLORAr"

Dias: até 9 de setembro, de segunda a sexta-feira

Hora: 14 às 18h30

Local: Galeria de Arte do CCBEU (Tv Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos)

Gratuito

Cultura