MENU

BUSCA

Rita Lee escreveu livro situado na Amazônia; saiba mais

A cantora escreveu diversos livros infantis

Painah Silva

Rita Lee, cantora que morreu na noite do dia 8 de maio, deixou sua marca na música brasileira e marcou uma geração com sua irreverência e talento. Um fato não muito conhecido da carreira da artista que morreu aos 75 anos é que ela também era escritora e escreveu diversos livros infantis. Em um deles, a Amazônia foi escolhida como cenário.

VEJA MAIS

Velório: Fãs, familiares e amigos se despedem de Rita Lee
Mesmo com chuva em São Paulo, filas estão sendo formadas no Parque do Ibirapuera

'Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta', escreveu Rita Lee
A cantora comentou a chegada de sua morte, com ironia e bom humor, em sua autobiografia

Abuso, prisão e drogas: no reverso da fama, as fases difíceis da vida de Rita Lee
A artista que se superou a cada dificuldade para fazer tanta gente feliz.

Entre os anos 1986 e 1992, Rita publicou quatro obras que tinham como protagonista o Dr. Alex, um cientista alemão que se transformava em rato para lutar em defesa pelo respeito aos animais. 

O tema não era novidade na vida da artista, que sempre se posicionou a favor dos animais. "Desde que me conheço por gente, minha bandeira sempre foi a da defesa dos animais que, assim como as crianças, não têm quem fale por eles. Para mim, animais são a mais completa tradução do Divino", afirmou a cantora, em uma entrevista à revista Crescer, em 2019.

Uma das obras da cantora foi o livro “Dr. Alex na Amazônia”, situado na região amazônica e que aborda a questão do desmatamento e queimadas da região. Nele, o personagem principal combate os vilões junto com amigos indígenas.

O último trabalho infantil de Rita como escritora aconteceu em meados de 2019. Na época, ela voltou a falar sobre maus-tratos contra os animais no livro “Amiga Ursa”. Na obra, ela conta a história de uma ursa que foi sequestrada na Sibéria e foi obrigada a viver no nordeste brasileiro. 

"Fiquei tão profundamente tocada pela saga da ursa Rowena que quis contar para as crianças a situação de horror pela qual ela passou entre circos e zoológicos para, no fim, conseguir viver dignamente no santuário Rancho dos Gnomos. Se a gente puder conscientizar os pequenos de hoje, amanhã eles respeitarão e defenderão os direitos dos animais de uma maneira natural", disse a artista na ocasião. 

A irreverência e peculiaridade de Rita também era presente nos livros que escreveu. A artista acreditava nas causas que defendia e achava importante não poupar as crianças de assuntos importantes para serem discutidos, na opinião dela.

Rita Lee escritora; confira as obras:

1. Dr. Alex (1986)

2. Dr. Alex e os Reis de Angra (1988)

3. Dr. Alex na Amazônia (1990)

4. Dr. Alex e o Oráculo de Quartz (1992)

5. Rita Lírica (1996)

6. Storynhas (2013)

7. Rita Lee: uma autobiografia (2016)

8. Dropz (2017)

9. FavoRita (2018):

10. Amiga Ursa (2019)

11. Rita Lee: outra autobiografia (2023), será lançado no dia 22 de maio

(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão do Coordenador de Conteúdo de Cultura)

Cultura