Rapper Bruno Bo grava DVD nesta sexta-feira
Trabalho será gravado no vadião da UFPA, com entrada gratuita
O rap tem o poder de transformar as pessoas no que elas quiserem, pois além de gênero musical é um movimento de resistência e ferramenta de auto-conhecimento. Bruno BO além de MC se transformou em professor e doutor e, hoje, ele grava o DVD "Afroamazônico", que além de ser o primeiro da carreira também é o primeiro do gênero no norte do país. O "Afroamazônico" vem com a mensagem de incentivo à mudança individual ou coletiva.
A gravação é hoje (26), a partir das 15h, no espaço Cultural Vadião, na Universidade Federal do Pará. E a escolha pelo local tem tudo a ver com a trajetória do MC Buno BO, que entrou na academia por consequência do envolvimento com a música. A ligação com a cultura do hip hop, desde os anos 90, interferiu na escolha pelas Ciência Sociais e, atualmente, na Antropologia.
"Fazer esse lançamento na UFPA tem a ver com a minha trajetória de vida, de luta, de cultura e acadêmica, pois a minha vida na academia é consequência da minha luta na cultura hip hop. Eu já tocava no Vadião antes de ser da universidade e depois que entrei sempre foi um espaço de mostra cultural. Enfim, é um espaço muito significativo, pois tem mais de uma década de vivências que se misturam. Além de ser um espaço lindo em termo de natureza ", diz o artista.
O trabalho "Afroamazônico", que é uma junção entre o DVD e mixtape, que é uma espécie de disco de apresentação, clássico no rap, apresenta o conceito que permeia a trajetória do MC nesses 20 anos de carreira em termos de ideias, concepções sobre o que é ser afro-brasileiro na Amazônia com suas particularidades, seus encantos próprios, suas ervas e o hip hop da região, que é diferente, possui gostos, sotaques, dores específicas e ainda é desconhecido do eixo.
"Esse produto sintetiza essa minha experiência de ser um homem negro e amazônico da floresta e da cidade grande", completa o MC.
Serão apresentadas canções inéditas, além de versões de canções do EP “Floresta de Concreto”, que traz em sua sonoridade uma visão espiritualista e ativista sobre o mundo. Tem também contribuição com os beats de Bagão, que tem uma vivência na música paraense, Slim Rimografia e Abdalla que traz umas composições com uma característica mais "urbanóide" para o trabalho. Parte das gravações já foram realizadas em São Paulo e aqui em Belém.
No repertório, as canções do trabalho "Floresta de concreto" acabam sendo complemento de "Afroamazônico", pois assim Bruno BO se define "um afroamazônico que vive numa floresta de concreto". Outra parte é composto por participações especiais como Slim Rimografia (SP), Souto MC (SP), Thiago El Niño (RJ) e os paraenses Mestre Laurentino, Keila, Bruna BG, Negro Edi, PJó, Kayme Katarro, Ícaro Suzuki e Nanna Reis.
"São pessoas que eu admiro e influenciaram meu trabalho de alguma forma", diz o artista. O show finaliza com o rap mais tradicional. "É um repertório que passeia tanto pela minha trajetória histórica musical como também pela trajetória de estilos que me influenciaram nesse tempo de carreira", completa BO.
A banda está composta pelos músicos Rafael “Taxinha” Santos (guitarra), Renata Beckmann (guitarra), Toninho Pina (backing vocal), Douglas Dias (percussão) e DJ Morcegão. A direção musical é de Taxiinha; direção de vídeo Leonardo Augusto (Platô) e direção de fotografia Maycon Nunes.
O evento vem com programação voltada para a cultura Hip Hop com apresentação de DJs, batalha de MCs e shows musicais. Quem inicia a programação é o DJ LB Selector, do primeiro sistema de som da Amazônia, o 3º Mundo Sound System. Em seguida, ocorre a edição especial da Batalha da Beira, que integra as seletivas regionais para o Duelo de MCs Nacional, em Belo Horizonte (MG).
O encerramento será por conta dos representantes da nova cena do Rap paraense Everton MC e Pelé do Manifesto. Juntos, eles lançam o primeiro EP do projeto “Preto e Branco”, onde cantam a desigualdade social e a realidade belenense em suas composições.
Confira a programação completa:
15h – DJ LB Selector
16h – Batalha de MCs
18h – Show Bruno B.O. (gravação DVD)
20h – Show Pelé e Everton MC (lançamento EP Preto e Branco)
Serviço:
“Gravação do DVD Afroamazônico”, de Bruno BO
Dia 26 de outubro, a partir das 15h, no Espaço Cultural do Vadião, na UFPA.
Entrada Gratuita