CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Quando é o Sairé 2026? Festival de Alter do Chão já tem data definida

Evento cultural e religioso conta com a tradicional disputa entre as Agremiações dos botos Cor de Rosa e Tucuxi

Hannah Franco

O Festival do Sairé 2026 já tem data confirmada. A tradicional celebração cultural e religiosa de Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do Pará, será realizada entre os dias 17 e 21 de setembro de 2026. A definição ocorreu após reunião entre representantes da Prefeitura de Santarém, comunidade local e organização da festa.

O encontro contou com a participação de integrantes das secretarias municipais de Cultura e Turismo, da coordenação do Sairé, representantes do rito tradicional, das agremiações Boto Cor de Rosa e Boto Tucuxi, além do Conselho Comunitário da Vila de Alter do Chão.

VEJA MAIS

image Cantora Vivi Alves, de Cametá, é a nova vocalista da Banda Kassikó
A artista fez o primeiro show com a banda, no festival do Sairé em Santarém no último dia 19

image Sairé 2025: Boto Cor de Rosa é campeão com enredo que exalta tradição ribeirinha
Apuração no Lago dos Botos confirmou a vitória com 473 pontos em uma disputa marcada por emoção

A definição antecipada do calendário tem como objetivo garantir melhor planejamento do evento, que nos últimos anos ganhou maior projeção turística e cultural. A organização prévia permite estruturar logística, programação, equipes de trabalho e ações voltadas ao turismo, além de dar mais segurança à comunidade local.

Durante a reunião, também ficou estabelecida uma diretriz para os próximos anos: o Festival do Sairé deverá ocorrer sempre na terceira semana de setembro, criando um padrão fixo no calendário cultural da região.

image Festa da cultura amazônica no Sairé 2025, em Santarém (PA) (Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará)

O Sairé é uma das manifestações culturais mais emblemáticas da Amazônia e um dos principais símbolos de Alter do Chão. A festa reúne dois grandes momentos: o rito tradicional religioso, marcado por expressões de fé e cultura popular, e o Festival dos Botos, que envolve a disputa entre as agremiações Tucuxi e Cor de Rosa, atraindo milhares de visitantes.

Além do aspecto cultural, o evento tem forte impacto na economia local, movimentando setores como turismo, gastronomia, artesanato e serviços, além de fortalecer a identidade e as tradições da vila.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA